Pesquisadores traçam gargalos e soluções para o semiárido nordestino

28/06/2017 - 16:48

Durante o Seminário Integrador Uso Sustentável da Água e do Solo foi lançado o “Manual de Diretrizes” compilação do trabalho de mais de 100 profissionais, entre brasileiros e alemães
Texto: Raquel Freitas
Quando o projeto Innovate começou a ser desenhando para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a finalidade de promover a pesquisa interdisciplinar entre Brasil e Alemanha, os pesquisadores nem imaginavam o que estaria por vir. Naquele mesmo ano, em 2012, o nordeste do país estava prestes a enfrentar uma das piores secas da sua história e o desafio seria, dali por diante, sugerir práticas e caminhos para o manejo adequado dos recursos naturais.
“Obviamente não sabíamos da seca, mas tivemos que lidar com ela a partir daquele momento. Devo dizer que ficou até interessante para o estudo porque nos motivou a desenvolver pesquisas para ajudar a atividade produtiva das regiões afetadas”, explicou Marianna Siegmund-Schultze, professora de origem germânica, radicada no Brasil, pela UFPE.
Ela ficou responsável por compilar as mais importantes pesquisas desenvolvidas nesse período por mais 100 pesquisadores, entre alemães e brasileiros. Intitulado ‘Manual de Diretrizes’, a publicação fornece ações para melhorar a governança e o manejo dos recursos naturais no semiárido nordestino, traçando os gargalos e as soluções sociais e econômicas para as localidades. O exemplar foi lançado durante o Seminário Integrador Uso sustentável da Água e do Solo no Semiárido, que aconteceu nos dias 26 e 27 de junho, em Recife (PE).

Marianna SiegmundMarianna Siegmund-Schultze no lançamento do Manual de Diretrizes

Dois dedos de prosa com a pesquisadora Marianna Siegmund-Schultze

ComitêQual a importância desse trabalho para a academia?
Marianna: O nosso intuito é ajudar tanto os pesquisadores quanto as regiões que foram objetos de pesquisa. É tanto que recomendamos aplicar a teoria ao contexto social, ambiental, econômico e político de cada localidade.
Comitê: Qual trabalho você destacaria pela mudança provocada em determinada região?  
Marianna: Seria leviano destacar algum trabalho em particular. Todos tiveram sua importância. Mais de 50 pesquisadores brasileiros e 50 alemães colaboraram para este projeto científico e, apesar de o Innovate ter concluído seu papel, o trabalho continua.
Comitê: Como as pessoas que se interessam pelo assunto podem ter acesso a esse material?
Marianna: Fizemos a distribuição dessa material na Universidade Federal de Pernambuco, mas, além disso, as pessoas podem acessá-lo no site do Innovate (http:/ /www.innovate.tu-berlin.de). A compilação é pública e pode contribuir para futuras pesquisas.