Videoconferência da ANA discute qualidade da água do São Francisco

02/07/2019 - 15:20


Por sugestão apresentada pelo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, a videoconferência da Agência Nacional de Águas (ANA) desta segunda-feira (1º de julho) discorreu sobre a qualidade das águas do Rio São Francisco. A reunião mensal segue um novo modelo, definido após a aplicação da nova resolução da agência federal que fixa novos volumes mínimos de vazão do chamado rio da integração nacional.


Durante a reunião, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Emerson Soares, apresentou o resultado da expedição científica realizada em outubro do ano passado, na região do Baixo São Francisco, entre a foz do rio, em Piaçabuçu e Traipu, municípios alagoanos. O trabalho, com aproximadamente 35 pessoas, contou com a participação de pesquisadores, estudantes e diversas instituições parceiras, a exemplo do CBHSF, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e um organismo espanhol.

Na sua apresentação, Emerson Soares explicou que os estudos foram feitos com base na ictiofauna, ou seja, as espécies de peixes, pois eles servem de base para diversos parâmetros. E os resultados foram preocupantes, segundo ele. “Encontramos metais pesados, que entram na cadeia alimentar das espécies e vão se acumulando, a exemplo de mercúrio e chumbo”, disse. “Também foram encontradas diversas espécies exóticas na região, o que demonstra a saúde debilitada do rio”, acrescentou Soares.

Para demonstrar sua preocupação com os peixes que são nativos do rio e estão desaparecendo, o pesquisador relatou como piau e xaréu representavam, em 2012, cerca de 60% das espécies do rio e atualmente não constam, sequer, entre as dez mais do rio. Os agrotóxicos representam outra grande preocupação, tanto para a saúde do rio quanto para agricultores e pescadores da região do Baixo.

De acordo com o relato do professor na videoconferência, foi identificado o uso do Endosulfan, um inseticida altamente tóxico e que tem o uso proibido no Brasil. A presença do produto pode ser responsável por diversos efeitos, como depressão. Emerson Soares também falou da intrusão salina na foz do Velho Chico. “A intrusão salina está a 16 Km da foz”, disse. Em 2012, quando houve expedição semelhante, essa distância era de 12 Km.

O impacto desse cenário é que, de acordo com o pesquisador, 40% dos entrevistados no levantamento realizado, estariam com hipertensão. “E os agricultores apresentam problemas como depressão e distúrbios psicológicos. Isso, em virtude do uso indiscriminado de produtos, como agrotóxicos, conforme citado anteriormente, e formol”, finalizou.

Os poluentes mais comuns identificados na expedição científica foram fertilizantes agrícolas, esgotos domésticos e industriais, compostos orgânicos sintéticos, plásticos, petróleo e metais pesados.

Emerson Soares confirmou que deverá repetir o trabalho no próximo mês de novembro, o que permitirá comparar os resultados com o saldo do ano passado e levar consideração alguns aspectos, como o impacto dos planos de saneamento finalizados pelos municípios e o aumento da vazão defluente do rio na região.

O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, disse que o objetivo da apresentação tem mais o cunho motivacional, para que pessoas interessadas possam buscar mais informações. Ele sugeriu uma troca de informações com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), cuja indicação da cunha salina segue outro padrão.

Macrófitas

Outro tema abordado na videoconferência também relacionada a qualidade das águas do Velho Chico foi a proliferação de macrófitas, as chamadas baronesas, na região de Paulo Afonso e Glória, municípios baianos.

A promotora do Ministério Público da Bahia (MPE/BA), Luciana Khoury, relatou sua preocupação com o problema, cujos impactos são sentidos na economia da região, na saúde pública e abastecimento humano. “A área conhecida como Prainha, em Paulo Afonso, tem um forte apelo turístico e após o aparecimento das baronesas, ficou esvaziada. Os prejuízos são relatados por comerciantes, pescadores e todos os que dependem de alguma forma da saúde do Rio São Francisco”, relatou Luciana.

Segundo ela, o MPE solicitou estudos de balneabilidade ao Instituto de Meio Ambiente da Bahia (Inema). Um dos motivos para a proliferação dos organismos está no lançamento de esgotos sem tratamento no rio. Para conscientizar a população sobre o problema, a promotora disse que o Ministério Público já realizou evento específico para esclarecer os efeitos do uso de agrotóxicos e tentar reduzir o uso do produto.

Ainda de acordo com Luciana Khoury, os pescadores pretendiam retirar as plantas por conta própria, mas foram orientados quanto ao impacto ambiental que isso provocaria. “O Inema nos orientou para a necessidade de elaboração de um plano de ação, de forma a promover a retirada dos produtos de forma paulatina. O material seria encaminhado para uma cooperativa, que faria uma compostagem, mas isso levará um certo tempo, pois o município de Paulo Afonso pediu, pelo menos, três semanas para elaborar o plano de ação e a cidade de Glória, já antecipou que não terá condições”, relatou a promotora.

Também houve apresentação da Chesf sobre a proliferação as baronesas e a exposição da equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o qual apontou as condições hidrológicas da bacia do Velho Chico, com permanência da defluência de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) no reservatório de Sobradinho (BA) e Xingó (AL) e o aumento da vazão em Três Marias (MG), de 400m³/s para 450m³/s.

O superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente de Sergipe, Ailton Rocha, lembrou que foi discutido, em seminário promovido pelo CBHSF, o encaminhamento para a ANA de um termo de referência para o monitoramento da qualidade das águas no Baixo São Francisco.

Encontro positivo

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, considerou a videoconferência positiva. Ele reforçou a prioridade do órgão colegiado com vistas a garantir a qualidade das águas sanfranciscanas. “Exemplo disso é a elaboração de mais de 60 planos municipais de saneamento, pagos pelo Comitê, para evitar o lançamento de efluentes no rio”, disse. Miranda participou da reunião no escritório do colegiado, em Maceió (AL), acompanhado pelo secretário-executivo do Meio Ambiente de Alagoas (Semarh), Alex Gama de Santana, e do superintendente da pasta, Pedro Lucas de Brito.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, depois de ter pago a elaboração dos planos de saneamento, fará um encontro com os prefeitos dos municípios contemplados com o documento, em Brasília, neste segundo semestre, para buscar meios que garantam a implementação do saneamento nas cidades situadas na calha do Velho Chico. Além disso, deverá abrir, novamente, edital para municípios interessados em buscar a elaboração de novos planos de saneamento básico.

A videoconferência promovida pela ANA acontece na primeira segunda-feira de cada mês, para discutir as condições hidrológicas da bacia do São Francisco. Dela, participam usuários das águas do manancial, poder público, gestores e governos estaduais, entre outros. O encontro acontece sempre na sede da agência federal, em Brasília (DF) e transmitido para os estados da bacia. A próxima reunião acontece no dia 5 de agosto, a partir das 10h.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social

*Texto: Delane Barros
*Foto: Fernando Piancastelli