Mais um podcast no ar: O Cerrado é a garantia do ciclo das águas

25/08/2021 - 16:38

O baixo volume nos reservatórios das hidrelétricas que fez a conta de luz aumentar é apenas uma amostra do que pode ocorrer se o desmatamento no Cerrado seguir aumentando e as emissões de gases do efeito estufa não forem controladas.


O Cerrado é considerado um importante berço das águas do Brasil, tão importante para a disponibilidade dos recursos hídricos quanto a Amazônia.

Quem nos explica isso é o engenheiro ambiental e pesquisador Arnaldo José Cambraia Neto.


Ouça o podcast:


No coração do Brasil, o bioma abriga centenas de rios que são fundamentais no abastecimento da bacia do rio Paraná. No entanto, esses mesmos rios encontram-se em uma de suas menores vazões já registradas na história. A falta de água suficiente ameaça o país de viver um apagão.

Segundo a ONG WWF Brasil, 90% da população brasileira consome energia diretamente produzida no Cerrado ou fornecida por alguma hidrelétrica cujas águas nascem nesse bioma. As águas do Cerrado também abastecem a agricultura e a atividade industrial de boa parte do território brasileiro.

Rio São Francisco e o Cerrado

O Rio São Francisco possui cerca de 90% de suas nascentes localizadas no Cerrado, que abriga cerca de 55% de seu leito. As áreas desse bioma também são grandes fornecedoras de recursos hídricos para outras localidades. Das 12 importantes bacias hidrográficas do Brasil, oito têm as nascentes no Cerrado.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra