CBHSF contrata elaboração do PDRH e enquadramento da bacia dos Afluentes do Alto São Francisco

12/12/2019 - 16:23

Considerando a necessidade de conhecer a bacia hidrográfica para se fazer uma gestão eficiente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), por meio da Agência Peixe Vivo, contratou empresa para elaborar o Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) e o Enquadramento dos Corpos d’Água da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco. O projeto deverá conter o diagnóstico, prognóstico e planos de ação, visando a revitalização, recuperação e conservação hidroambiental da bacia, além de proposição do enquadramento dos corpos hídricos da bacia.

O PDRH e o enquadramento visam fundamentar e orientar a gestão dos recursos hídricos na bacia dos Afluentes do Alto São Francisco, de forma a identificar os principais problemas e conflitos relacionados aos usos de água, propor
alternativas de compatibilização entre disponibilidade e demanda, metas de qualidade da água, programas e projetos a serem implementados a curto, médio e longo prazo, estabelecer diretrizes e critérios para a implementação dos outros instrumentos de gestão e, subsidiaro CBH dos Afluentes do Alto São Francisco e os de mais componentes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH) nas tomadas de decisões.

Os representantes do ConsórcioEcoplan-Skill, empresa contratada por meio de licitação para a elaboração do projeto, reuniram-se com a diretora da Agência Peixe Vivo, CéliaFróes, o gerente de Projetos, Thiago Campos e as coordenadoras técnicas, Patrícia Sena e Flávia Mendes para alinhar as ações que começarão a serem executadas no dia 06 de janeiro de 2020.

“Este é um importante projeto que estamos contratando e que o IGAM [Instituto Mineiro de Gestão das Águas] vai trabalhar junto com a Agência Peixe Vivo e com o CBHSF e o CBH dos Afluentes do Alto São Francisco. O projeto vai permitir que o respectivo CBH possa gerir de forma efetiva e sustentável os recursos hídricos superficiais e subterrâneos da bacia, de modo a garantir o uso múltiplo, racional e sustentável em benefício das gerações presentes e futuras”, esclarece Célia Fróes.

Alexandre Carvalho, coordenador do projeto pela Ecoplan-Skill disse esta rsatisfeito com a elaboração do PDRH. “Elaborar um Plano de Recursos Hídricos é sempre muito bom. Estamos muitofelizes por elaborar o projeto e o nosso objetivo é propor ações que possam se refetivadas”, afirma.

O projeto terá um custo aproximadamentede R$ 1.544.000,00 (um milhão quinhentos e quarenta e quatro mil reais) e terá a duração de 20 meses.


Veja as fotos da reunião: 


Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco

A Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco está localizada na região centro-oeste do estado de Minas Gerais. Abrange uma área 14.155 Km², desde as primeiras nascente saté o encontro com o rio Pará, correspondendo a 6,03% do território da bacia do São Francisco em todo território nacional.

A região do Alto São Francisco é uma importante produtora de água para a bacia do Velho Chico, pois é onde se encontra sua nascente.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Luiza Baggio