Assinado acordo para a viabilização dos projetos de esgotamento sanitário

29/07/2021 - 16:24

CBHSF e prefeituras de Pompéu, Xique-Xique, Chorrochó e Traipu assinam Acordo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de projetos de esgotamento sanitário nos municípios


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) assinou um Acordo de Cooperação Técnica com as prefeituras de Pompéu (MG), Xique-Xique (BA), Chorrochó (BA) e Traipu (AL) para o desenvolvimento de projetos de esgotamento sanitário na bacia hidrográfica do rio São Francisco. A solenidade foi realizada no dia 27 de julho, por videoconferência.

As prefeituras e o CBHSF atuarão de forma compartilhada e integrada na elaboração dos estudos de concepção, projetos básico e executivo de sistemas de esgotamento sanitário. Os municípios contemplados foram selecionados por meio de chamamento público lançado pelo Comitê, em abril de 2021.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, pontuou que a assinatura do Acordo de Cooperação visa a redução nos níveis de efluentes que acabam desaguando no Velho Chico. “A assinatura do Acordo é uma das estratégias do Pacto das Águas, em construção pelo CBHSF, para melhorar a qualidade da água na bacia. O Comitê já financiou a elaboração de PMSB [Planos Municipais de Saneamento Básico] para mais de 100 municípios da bacia e agora avança em suas ações com a elaboração dos projetos básicos e executivos de esgotamento sanitário. Retirar o esgoto da calha do São Francisco é uma ação estratégica para o futuro do rio”, afirmou.

A diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Fróes, esclareceu sobre a importância de melhorar a qualidade das águas da bacia. “Ao melhorar a qualidade da água conseguimos também aumentar a disponibilidade. Qualidade e quantidade de água é o que todos sonham para a bacia do São Francisco e nós temos nos empenhado nesse caminho”, disse.

O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, Ednaldo Campos, destacou a parceria com as prefeituras para melhorias no saneamento. “Não podemos mais permitir que esgoto in natura seja jogado no São Francisco.  Saneamento básico é essencial para a saúde das pessoas e, para o desenvolvimento do projeto, é essencial a contribuição das prefeituras, bem como a interação com a equipe da Agência Peixe Vivo”, ressaltou.

Os prefeitos de Pompéu, Xique-Xique, Chorrochó e Traipu agradeceram a parceria. “Infelizmente o município de Pompéu ainda não possui tratamento de esgoto. Temos caminhado na busca por melhorias na área do saneamento e o projeto do CBHSF vai nos ajudar a avançar e é de grande valia para o município”, declarou o prefeito de Pompéu, Ozéas da Silva Campos.

O prefeito de Chorrochó, Humberto Gomes, disse que é intenção do município melhorar as questões do saneamento básico. “O CBHSF financiou a elaboração do PMSB para Chorrochó e agora fomos contemplados com a elaboração do projeto de esgotamento sanitário. É de nosso total interesse avançar nas ações de saneamento básico e agradecemos a iniciativa do Comitê”, finalizou.

O Acordo de Cooperação Técnica terá a duração de dois anos. As ações serão desenvolvidas com recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos da bacia do rio São Francisco.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio