Adequação de estradas em Paracatu irá fortalecer segurança hídrica

30/03/2022 - 15:55

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu (CBH Paracatu), da Prefeitura Municipal de Paracatu e da Agência Peixe Vivo, assinaram, neste mês de março, o termo de cooperação técnica para execução dos serviços de recuperação de estradas vicinais do município.

Diante do cenário de escassez hídrica em Paracatu, que é abastecida pelo Ribeirão Santa Isabel, afluente do Rio São Francisco, o CBHSF aprovou a execução do projeto de adequação de estradas vicinais com o objetivo de aumentar a qualidade e a quantidade de água disponível para a população.

A obra está em fase inicial e tem previsão de entrega para agosto. Ao todo, serão adequados mais de 90 quilômetros de estradas vicinais, além da construção de barraginhas, lombadas, bigodes e bueiros.

“Este é um projeto muito especial, por se tratar de uma bacia que é responsável pelo abastecimento da cidade e que precisa ser recuperada”, ressaltou a diretora geral da Agência Peixe Vivo, Célia Froés.

Diretora geral da Agência Peixe Vivo, Célia Froés, durante sua fala

As estradas vicinais, cascalhadas ou não, contribuem com o carreamento de materiais sólidos para o fundo dos corpos hídricos, sobretudo nos períodos chuvosos. Com o tempo, o assoreamento dos leitos dos rios é intensificado. Este processo já é observado nos principais afluentes da região mais alta do rio São Francisco e afeta a qualidade das águas e a disponibilidade hídrica, reduzindo a vida útil de reservatórios de acumulação de água. Em situações ainda mais intensas, o uso destes reservatórios pode ser completamente inviabilizado comprometendo a geração de energia elétrica, a regularização de vazões e o abastecimento urbano.

“Chegar nesta etapa do projeto, envolve muitos fatores. Com certeza Paracatu terá um ganho muito grande. Temos uma expectativa sobre os resultados que a estrada ecológica vai gerar para os produtores, pois sabemos das dificuldades que temos. Paracatu é um município com uma malha de estradas vicinais incrivelmente grande, em torno de 16 mil quilômetros. É a metade do que Minas Gerais tem”, afirmou o prefeito de Paracatu, Igor Pereira dos Santos.

No interior da bacia do Ribeirão Santa Isabel, distante aproximadamente 15 (quinze) quilômetros do perímetro urbano de Paracatu, foram selecionados trechos que apresentaram índices elevados de estradas susceptíveis à erosão, para receberem ações de recuperação e adequação ambiental. Nos últimos anos, os eventos de desabastecimento causados por escassez hídrica ou mesmo por inviabilidade do tratamento da água, em razão do elevado teor de sedimentos têm se tornado frequentes no município. Boa parte do problema da má qualidade da água é atribuída ao grande carreamento de sedimentos proporcionado pelas estradas rurais na época de chuvas, na bacia do ribeirão Santa Isabel, à montante da captação superficial, que atende mais de 70% dos paracatuenses.

“Nesse momento, o mais importante para nós, além de todo apoio da Agência Peixe Vivo, do CBHSF e da Prefeitura, são os benefícios gerados para os produtores da região de Santa Isabel, que terão estradas de ótima qualidade, produzindo água para a cidade e facilitando o escoamento da produção rural”, afirmou o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, Antônio Eustáquio Vieira.

“Cada um de nós contribui de uma determinada maneira. Aqui temos o apoio do Prefeito, além do Comitê local, dos usuários e vemos que a parceria flui. Isso é um exemplo do que nós podemos construir juntos. Entendemos que a segurança hídrica é também considerar os usos múltiplos da água e não de um seguimento apenas. A visão de gestão descentralizada e participativa é o que vemos aqui hoje”, destacou o representante e membro da diretoria colegiada do CBHSF, Altino Rodrigues.

Concluindo a cerimônia de assinatura, Jorge Olavo Souza Mattos, representante da empresa Inovesa, contratada para a execução do projeto, realizou uma breve apresentação dos trabalhos para o público presente e reforçou que os moradores vão conhecer os detalhes nas visitas a domicílio que serão feitas aos imóveis.

Assessoria de Comunicação CBH São Francisco
Texto: Daniel Brito