Resolução da ANA prorroga vazão reduzida

30/09/2016 - 10:32

No momento em que completa 515 anos, o rio São Francisco sofre nova restrição de vazão. Resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), publicada na edição desta quinta-feira (29.09) do Diário Oficial da União autoriza a redução da defluência dos reservatórios de Sobradinho, na Bahia, e de Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe, para 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) até 31 de outubro.
A mesma resolução, porém, estabelece que a medida poderá ser revista, podendo chegar a 700 m³/s. É o que consta no § 4º, do Art. 1° do documento oficial. O trâmite foi assim estabelecido a partir da análise da resolução de autorização especial do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de Nota Técnica fundamentada da agência federal.
A Superintendência da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela regulação dos reservatórios, já anunciou, durante reunião promovida no início da semana na ANA que, diante do parecer do Ibama, deverá reduzir a defluência para 750m³/s já a partir do dia 10 de outubro e para 700m³/s na semana seguinte.
A questão será tema de nova reunião na próxima segunda-feira (3.10), na ANA, em Brasília (DF), transmitida por videoconferência.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF