Fórum Mundial da Água é aberto oficialmente em Brasília

19/03/2018 - 18:16


Autoridades, chefes de Estado e representantes institucionais de países dos cinco continentes participaram da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (19 de março). O evento acontece na capital federal até a próxima sexta-feira, dia 23. A solenidade de abertura foi realizada no Palácio do Itamaraty e contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, bem como com pronunciamento de outras autoridades no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, mesmo local em que acontecem debates, exposições e conferências, entre outros, tendo a água como tema.
O presidente Michel Temer disse, na abertura, que o crescimento sustentável está intimamente ligado ao acesso à água. Ele reafirmou o compromisso histórico do Brasil com essa questão e disse que os trabalhos visando à sustentabilidade hídrica requerem “ações permanentemente integradas em nossos países e entre nossos”.
O presidente do Conselho Mundial da Água (CMA), Benedito Braga, no seu pronunciamento, disse que é essencial que os países compartilhem as bacias hidrográficas entre os países para garantir a segurança hídrica de todos os países. Braga também defendeu que os governos coloquem a água como tema central dos eventos que promoverem. Para ele, é preciso um investimento em massa de US$ 650 bilhões por ano até 2030 para os países garantirem a segurança hídrica para a população.
Anfitrião do evento, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, recordou que o desabastecimento de Brasília e de suas vizinhas, que motivou um racionamento de água há mais de um ano, se deve ao “expressivo crescimento populacional”, à falta de investimentos em infraestrutura e ao baixo volume de chuvas nos últimos três anos.

Veja as fotos da abertura oficial:


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) participa ativamente do Fórum Mundial da Água, com um estande no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, bem como em palestras, debates e discussões diversas. No espaço reservado ao Comitê, também haverá o lançamento do II Simpósio de Pesquisadores da Bacia do São Francisco, nesta terça-feira, 20 de março.

*Texto: Delane Barros
*Fotos: Bianca Aun