CCR Alto São Francisco realiza reunião em Belo Horizonte

08/08/2017 - 18:38

CCRAltodestaque
Texto e fotos: Luiza Baggio
A Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco realizou, na terça-feira (08/08), na capital mineira, uma reunião que teve como principal discussão a atualização da metodologia da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos. A CCR integra a estrutura de funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
A coordenadora da CCR Alto São Francisco, Sílvia Freedman, abriu a reunião apresentando as ações da Câmara. Entre os destaques estão a parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) no viveiro de mudas de Patos de Minas que prevê a produção de 700 mil mudas/ano para revitalizar a bacia do São Francisco. “O Alto São Francisco está em plena atividade em prol do rio e sua bacia”, afirmou Sílvia Freedman.
O secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel da Costa, também participou da reunião da CCR Alto São Francisco e destacou os projetos hidroambientais da região como os de São Gotardo, com a revitalização do córrego Confusão; recuperação do córrego Pasto dos Bois, em Uruana de Minas; e da bacia do Ribeirão São Pedro.

IMG_8597Sílvia Freedman, coordenadora da CCR Alto São Francisco e Lessandro Costa, secretário do CBHSF

Atualização da metodologia da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos

O diretor técnico da Agência Peixe Vivo, delegatária do Comitê, Alberto Simon Schvartzman, apresentou as mudanças da atualização da metodologia da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos na bacia do rio São Francisco. “A novidade da nova metodologia é a definição de um coeficiente capaz de identificar a utilização da água retirada do São Francisco de maneira mais racional, que diferencia as necessidades de cada usuário. A nova metodologia aponta qual segmento mais retira água do rio e, por esse motivo, o valor proporcional à retirada de água”, esclareceu.

IMG_8623Alberto Simon Schvartzman, diretor técnico da Agência Peixe Vivo

A nova metodologia consiste em um procedimento já existente, mas que pode passar a ser aplicado na bacia do rio São Francisco. De acordo com a atualização da metodologia que foi elaborada pela Gama Engenharia, haveria um aumento na arrecadação em todos os segmentos. No entanto, Alberto Simon Schvartzman explicou que a cobrança é um instrumento de gestão, é como uma remuneração pelo uso de um bem público. “A nova metodologia tem também como objetivo estimular as pessoas a reverem suas outorgas, sendo assim uma ação educativa. Nossa intenção não é de arrecadar mais”, afirmou.

Eu viro carranca pra defender o Velho Chico

A membro da CCR Alto São Francisco, Sirléia Drummond, apresentou as ações realizadas em Pirapora (MG), nos dias 02 e 03 de junho, em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do rio São Francisco. A campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico” contou com várias ações com o objetivo de lembrar a população de que o rio precisa de cuidados.

Pedro e o Velho Chico

O diretor do curta metragem “Pedro e o Velho Chico”, Renato Gaia, participou da reunião e apresentou o filme que estreou em maio de 2017, e que contou com patrocínio do CBHSF . O curta é inspirado no livro infantil de mesmo nome da autora Evelyn Zajdenwerg e tem a duração de 20 minutos.
Direcionado ao público infanto-juvenil, o filme conta a história do garoto Pedro e do catador de material reciclável “Seu Chico” que, ao emprestar seu diário ao garoto, o convida para uma viagem mágica pelo rio São Francisco. A obra traz uma reflexão importantes sobre a degradação e outros problemas que envolvem o São Francisco.

Expedição “Rio das Velhas te quero vivo”

Já o membro da CCR Alto São Francisco, Ronald Guerra, apresentou um vídeo sobre a expedição “Rio das Velhas te quero Vivo” que foi realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), no período de 28 de maio a 4 de julho de 2017. O objetivo da expedição foi de conhecer a realidade atual do Alto Rio das Velhas e mobilizar a sociedade para a imprescindível revitalização de toda a bacia hidrográfica. O Rio das Velhas é um dos principais afluentes do São Francisco.
Ficou definido que, no próximo encontro da CCR Alto São Francisco, os grupos de trabalho dos eixos do Planejamento Estratégico apresentarão os trabalhos desenvolvidos nas suas reuniões.

Confira as fotos da reunião