Patrimônio cultural: o que é e os tipos

11/12/2014 - 9:27

Pela bacia hidrográfica do rio São Francisco é possível conhecer alguns patrimônios culturais da região, como as famosas Cavernas do São Francisco.
O bem, para ser referido como patrimônio cultural, precisa ter o seu valor reconhecido pelo povo da comunidade como sendo importante para a referência de sua cultura e identidade cultural.
Para entender melhor, podemos comparar um objeto que é seu, que você cuida e preserva, transformando assim esse bem em seu patrimônio pessoal. Da mesma forma acontece quando esse patrimônio é de uma comunidade.
Existem quatro tipos de patrimônios culturais, eles são:
Patrimônios Materiais: Que são os bens tangíveis, constituídos de obras arquitetônicas, esculturas, pinturas, vestígios arqueológicos e demais elementos com valor histórico, artístico e científico.
Patrimônios Imateriais: Que são bens intangíveis, constituídos pelas formas de expressão e padrões de comportamento, modos de criar, fazer e viver, incluindo a gastronomia, a religião, os ritos, a música, a dança, as festas, as manifestações literárias, e os conhecimentos artísticos, científicos e técnicos.
Patrimônios Vivos: São pessoas ou grupos que detenham conhecimento ou técnica necessária para a produção e preservação de aspectos da cultura popular e tradicional.
Patrimônio Natural: Os bens relativos ao meio ambiente e que podem ser classificados como culturais a partir do seu relacionamento com as sociedade. Eles são as florestas, matas, córregos d’água, lagoas, mangues, dunas, serras, e todos os seres vivos, animais e vegetais em que nesses ecossistemas habitam.
Os patrimônios culturais são nossas heranças do passado e o que construímos hoje. É obrigação de todos nós preservar, transmitir e deixar todo esse legado às futuras gerações.