O Rio São Francisco deságua no mar do frevo

07/02/2013 - 10:51

Parte fundamental do imaginário brasileiro, o carnaval é manifestação cultural que move milhões de pessoas de todos os cantos do mundo e que encanta pela sua variedade de ritmos e expressões.

Cada região brasileira tem uma maneira diferente e especial de comemorar o carnaval. Em Salvador, os blocos comandam a festa. No Rio de Janeiro e São Paulo as escolas de samba animam a população. Já em Recife, a festa é com o Galo da Madrugada.
E o Rio São Francisco também já fez parte dessa festa, sabia?
No ano de 2006, a escola de samba paulistana Mocidade Alegre narrou a história do Velho Chico. Você pode conferir uma parte do belo desfile da Mocidade Alegre no vídeo abaixo.

Abaixo, você confere o samba-enredo da escola.
“Das Lágrimas de Iaty Surge o Rio, do Imaginário Indígena a Saga de Opara, Para os Olhos do Mundo um Símbolo de Integração Nacional: Rio São Francisco.”

Mas a história do Velho Chico com o carnaval não se encerra por aí. Nesse ano de 2013, o Rio São Francisco é o grande homenageado do Galo da Madrugada no Recife. As histórias e outros elementos do Velho Chico serão retratados através de frevos de mais de 15 compositores, onde os mesmos serão convidados a desfilar em trios elétricos no Galo da Madrugada em 2013 e seus trabalhos farão parte do CD de Frevo-Canção do Galo 2013.
Para mais informações sobre essa belíssima imagem, basta clicar no link abaixo e contar os segundos para conferir o belo material que vem por aí!
Rio São Francisco no Galo da Madrugada