Nas águas do Velho Chico

27/07/2015 - 19:10

Excepcionais visões da vida da região da bacia do rio São Francisco estão registradas em 120 fotografias, com textos em português e inglês, publicadas no livro ‘Nas Águas do Velho Chico’, do fotógrafo franco-brasileiro Alain Dhomé.
Em 180 páginas, as fotos do artista revelam a humanidade que se expressa como cultura e história ao longo do “Velho Chico”. Um trabalho resultado de sete anos após 3 mil e seiscentos cliques fotográficos e 3 mil quilômetros percorridos da foz à nascente do rio São Francisco, passando por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
O livro foi contemplado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig, com a proposta de evidenciar a riqueza natural e cultural que surge a partir desse importante curso d’água que é o Velho Chico. A ideia surgiu também com o pensamento de fazer apelos para a conservação do rio e da região. “O povo brasileiro precisa conhecer melhor uma de suas maiores riquezas: o rio São Francisco”, afirma Dhomé.
Ainda segundo Dhomé, o livro é uma homenagem ao povo ribeirinho, que tanto ama o Velho Chico, e serve como um grande instrumento de educação e preservação do rio São Francisco.