O Baixo vira carranca para defender o Velho Chico

03/06/2014 - 17:39

No município alagoano de Penedo, localizado às margens do rio São Francisco, na região do Baixo,  a população tomou as ruas para defender o Velho Chico. Liderados por índios da tribo Tingui-Botó, estudantes, professores,  servidores públicos,  pescadores e outros membros da comunidade local demonstraram o poder da união em defesa do rio.
A programação começou com um café da manhã, oferecido à comunidade,  seguida de caminhada. Os índios fizeram a entrega simbólica de água limpa para o rio,  através de 20 potes de barro, levados por toda o caminho. No fim do trajeto, dançaram o toré, para simbolizar que a população indígena está empenhada na luta para defender o manancial.
A Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) doou cem mil alevinos,  que foram lançados no rio, logo após a execução do Hino Nacional,  com as pessoas de mãos dadas. “Pudemos observar,  com essa programação,  que a população começa a se mobilizar em defesa do Velho Chico.  Acredito que esse movimento só irá crescer a partir de agora”, avaliou o secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira. O CBHSF foi o idealizador e principal articulador das ações pelo Dia Nacional em Defesa do Velho Chico.