Médio vira carranca em defesa do Velho Chico

04/06/2014 - 18:19

2014-mai-03-Dia-Nac-Defesa-Velho- Chico-B.Jesus (1)

O Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco (03.06) na região do Médio foi marcado por adesivagem de carros, panfletagem e caminhada. As ações se concentraram em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, com a participação de pessoas da comunidade e também autoridades locais. “A gente quer que toda a sociedade abra os olhos e veja que o Velho Chico está morrendo”, clamou o coordenador da Câmara Regional do Médio São Francisco do CBHSF e organizador do movimento na cidade, Claudio Pereira.
Para o secretário de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, Lucio Flavio, um dos que apoiaram o movimento, “esse movimento em torno do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico veio para somar. A gente tem que colaborar com iniciativas como essa”, observou.
Na programação do dia, em Bom Jesus da Lapa, houve ainda atividades como, repovoamento de peixes, devolução simbólica de água ao rio, shows musicais na comunidade de Barrinha e palestra na Universidade Estadual da Bahia – Uneb, ministrada pelo coordenador da CCR, na qual ele falou também da importância das universidades no debate sobre a degradação e a revitalização do Velho Chico .
Com o lema, “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”, a campanha idealizada pelo CBHSF contou, em Bom Jesus da Lapa, com a participação de entidades como Codevasf, Uneb, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e escolas da região.