Coletiva dá início à campanha do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico/ 2015

21/05/2015 - 15:44

2015-Mai-20-Petrolina-PE-II-coletiva-CBHSF-Ivan-Cruz (85)Em uma coletiva para a imprensa, realizada nesta quarta-feira (20/05), em Petrolina-PE, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF lançou a campanha 2015 do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, que tem como slogans “Em viro carranca para defender o Velho Chico e “Todos Somos Chico”. A campanha propõe mobilizações e alertas à sociedade, no dia 03 de junho, para a necessidade de revitalização do São Francisco.

A coletiva reuniu veículos de imprensa nacionais, como Folha de São Paulo, O Globo e Correio Brasiliense, e os principais veículos de comunicação dos estados que compõem a bacia (BA, PE, SE, MG, AL), além de órgãos de imprensa de Petrolina. A cidade foi escolhida pela sua importância social, cultural e histórica para a bacia, sendo um dos centros de desenvolvimento econômico do São Francisco.

2015-Mai-20-Petrolina-PE-II-coletiva-CBHSF-Ivan-Cruz (86)

Os comunicadores ouviram análises conjunturais sobre os principais problemas que atingem o rio São Francisco, temas atuais e polêmicos, na fala do presidente do CBSHF, Anivaldo Miranda, do secretário geral, Maciel Oliveira, e dos coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais. Também estiveram presentes membros de comitês afluentes, gestores de órgãos públicos de meio ambiente e diretores da agência delegatária de bacia, AGB Peixe Vivo. Todos puderam tirar dúvidas dos jornalistas sobre temas como crise de abastecimento, redução de vazões, novas matrizes de energia e usos múltiplos das águas, entre outros temas de interesse das populações ribeirinhas e do país.

Durante a coletiva de imprensa, foi lançado o Prêmio Carranca de Jornalismo, cujo objetivo é destacar e premiar produções jornalísticas (rádio, tevê, internet e jornalismo impresso) que enfoquem o rio São Francisco, sua problemática e ações de revitalização/ recuperação ambiental. Poderão ser inscritos trabalhos publicados no ano de 2015.

Plenária – A coletiva antecipou a realização da XVII Plenária Ordinária do CBHSF, que reunirá os 62 membros do colegiado, nos dias 21 e 22, para debater o tema “Crise hídrica: a difícil travessia de 2015”. Estarão presentes especialistas em recursos hídricos, gestores públicos, ambientalistas, além dos membros da Diretoria Executiva do Comitê do São Francisco (presidente, o vice-presidente, o secretário geral e os coordenadores regionais).