CCR Alto se reúne antes de plenária do CBHSF

15/05/2015 - 9:29

2015-Mai-14-BH-reuniao-CCR-ALTO- ASCOM-CBHSF-Wilton-Merces (1)
A próxima plenária do Comitê do São Francisco, agendada para os dias 21 e 22 de maio em Petrolina (PE), foi tema da reunião da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, nesta quinta-feira (14.05), em Belo Horizonte (MG). “Esse momento é importante porque, além de se planejar para o próximo encontro, a gente faz um balanço de como está a situação dos recursos hídricos na nossa região”, disse o vice presidente do Comitê do São Francisco, Wagner Soares, que, juntamente com o coordenador da CCR, Marcio Pedrosa, conduziu o evento.
As frequentes reduções de vazões e a mancha escura com grandes quantidades de microalgas que apareceu a partir do final do mês de abril no leito do rio São Francisco (região do Baixo) e já alcança pelo menos,35 quilômetros de extensão, causando danos ambientais, também foram assuntos bastante debatidos entre os membros da CCR do Alto.
Ainda na reunião da CCR, o técnico da agência delegatária do Comitê AGB Peixe Vivo Thiago Campos apresentou o cenário dos projetos hidroambientais do CBHSF e ouviu as contribuições dos presentes. “Temos vários projetos, mas temos que começar a listar os que vêm obtendo maior sucesso para que sejam modelos a serem replicados na bacia”, sugeriu o membro da CCR e professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Marcus Vinícius Polígamo.

Thiago Campos - apresentação dos projetos hidroambientais do CBHSF

Thiago Campos – apresentação dos projetos hidroambientais do CBHSF


A mobilização em torno do dia 3 de junho, instituído, no ano passado, como o Dia Nacional de Defesa do Velho Chico, também foi discutida na reunião e, através de votação, Lagoa da Prata foi o município mineiro escolhido para sediar as ações da campanha “Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico”. Além disso, outros assuntos como a atualização do Plano de Recursos Hídricos da bacia do Velho Chico e a gestão de recursos advindos da cobrança pelo uso das águas do São Francisco, feita pela AGB, através do contrato de gestão nº 014/ANA/2010, foram pautados nesta que foi a segunda reunião ordinária da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco em 2015.
2015-Mai-14-BH-reuniao-CCR-ALTO- ASCOM-CBHSF-Wilton-Merces (3)

Astácio Correia Neto, membro do CBHSF representando o poder público municipal de Lagoa da Prata, defende sua região para a realização das ações da campanha.


ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF