Lagoa da Prata vira carranca para defender o Velho Chico

29/05/2015 - 15:43

Visitação à primeira estação de tratamento de esgoto do município mineiro de Lagoa da Prata, seguida de atividade educativa, caminhada com alunos de escolas públicas, instituições e movimentos sociais até a praça da igreja matriz; palestras; exposições e plantio de mudas nativas fazem parte da programação da campanha do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, em Lagoa da Prata, em Minas Gerais, no próximo dia 3 de junho. De acordo com o membro do Comitê do São Francisco e integrante da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco Lessandro Gabriel da Costa, que é também o coordenador geral das ações da campanha no município, “vai ser um dia educativo e de reflexão das praticas e dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente e, especificamente, com o rio”.

Palestra sobre a campanha em escolas de Lagoa da Prata

Palestra sobre a campanha em escolas de Lagoa da Prata


“O objetivo dessas ações, é mostrar que o rio precisa de ajuda e que outras pessoas também precisam abraçar essa causa, como nós da região do alto abraçamos”, esclarece Costa. Além de contar com uma equipe de quatro mobilizadores, ele prevê que cerca de cinco mil pessoas estejam envolvidas diretamente nas ações planejadas.
Mobilizadores em ação em Lagoa da Prata

Mobilizadores em ação em Lagoa da Prata


Às 8h, o programa tem inicio com uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Lagoa da Prata, seguida de atividade educativa para alunos de escolas públicas; às 9h, haverá concentração na frente da Escola Estadual José Teotônio de Castro, localizada no Centro da cidade e, às 9:30, uma caminhada em direção à praça da Matriz. Ao chegar na praça, haverá distribuição de, pelo menos, 2 mil mudas nativas como ipê, jatobá e peroba.  Estas atividades estão previstas para terminar às 12h, sendo que, ao longo de todo o dia 3 de junho acontecerão uma série de eventos culturais e manifestações populares.
Outros municípios mineiros também estarão envolvidos nas atividades, como Itaúna, que vai realizar, no mesmo dia, pela manhã, uma blitz ecológica e um abraço coletivo ao rio São João, que é uma sub-bacia do Velho Chico; Japaraíba, que organizou uma palestra educativa no Centro Universitário de  Formiga; e Moema que promoverá plantio de mudas nativas no dia 2, antecedendo o dia da campanha.
Equipe do Jornal Cidade ( um dos apoiadores da campanha) recebe kits

Equipe do Jornal Cidade ( um dos apoiadores da campanha) recebe kits


ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF