Pompéu celebra o Dia Mundial da Água com consulta pública

23/03/2016 - 21:33

2016-Marc-22-consulta-atualiz-plano-Wilton-merces (3)
“Porque se não um dia a fonte seca/ o que vai ser de nós/ aqui no planeta terra?”, Foi com essa reflexão que crianças do Centro Educacional Infantil de Pompéu cantaram e dançaram celebrando o Dia Mundial da Água na abertura da última consulta pública da fase de “metas, ações e investimentos” do processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O evento aconteceu nesta terça-feira (22/03), no município, localizado na região Central de Minas Gerais, e teve a participação de quase 170 participantes de diversas instituições. O CBHSF foi representado pelo seu vice presidente, Wagner Soares.
“Na atualização do Plano precisamos pensar cuidadosamente nessa complexidade que é a  bacia do São Francisco,  onde cada região fisiográfica tem a sua cultura particular. O interessante é que nesse momento de atualização de um documento tão importante que vai nortear as ações no Velho Chico possamos discutir a bacia como o todo, coincidentemente hoje que é o Dia Mundial da Água”, disse Soares.
Por sua vez, o diretor técnico da agencia delegatária do CBHSF, AGB Peixe Vivo, Alberto Simon, explicou os processos de atualização do Plano de Bacia do São Fracisco e disse que 70% das águas do rio são oriundas de afluentes de Minas Gerais. “Mas esse plano extrapola a nossa região e enxerga toda a bacia”, garantiu.
O prefeito da cidade de Pompéu, Joaquim Campos Reis, aproveitou a oportunidade para cobrar do Governo Federal a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto no município. Segundo ele, toda a licitação para a obra já foi concluída. “Só estamos aguardando a liberação dos recursos. Precisamos que o Governo Federal cumpra com o seu compromisso”, disse o prefeito.

2016-Marc-22-consulta-atualiz-plano-Wilton-merces  (3)

Com a palavra, o prefeito Joaquim Reis


A consulta pública reuniu diversas instituições, movimentos e organizações sociais, assim como cidadãos de municípios vizinhos a Pompéu, como o artesão Antonio Machado Pacheco, da cidade de Três Marias, que reclamou da falta de coleta de lixo em comunidades rurais de Minas Gerais.
2016-Marc-22-consulta-atualiz-plano-Wilton-merces (1)

Antônio Pacheco


Etapas de atualização do Plano
O CBHSF, com recursos da cobrança pelo uso das águas, está investindo cerca de R$ 6,6 milhões na atualização do Plano, que já passou por etapas como diagnóstico, cenários e prognósticos e terá aprovação final em agosto, quando o Plano será submetido aos membros do Comitê em plenária ordinária. “Antes da etapa final, teremos mais uma rodada de consultas públicas (quarta fase), que servirá para apresentar à população o formato final do Plano”, disse Alberto Simon. A atual rodada de consultas, finalizada em Pompéu, aconteceu em outras regiões fisiográficas da bacia nas seguintes cidades: Neópolis (SE), no Baixo São Francisco; Jacobina (BA), no Submédio São Francisco; e Luis Eduardo Magalhães (BA), no Médio São Francisco.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF