Homenagem a defensores do Velho Chico

25/03/2018 - 12:54


Ao receber medalha do Comitê da Bacia do São Francisco, ministro Sarney Filho defende os recursos hídricos como um bem público.
Brasília (20/03/2018) – “Somos contra a privatização da água, que é um bem público, um bem da sociedade”, afirmou o ministro Sarney Filho, do Meio Ambiente, ao receber nesta terça-feira, no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, a medalha Velho Chico, uma homenagem do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHRF) às pessoas que atuam em defesa da bacia e se destacaram em ações de preservação e revitalização do rio.
Acesse fotos da homenagem.
Além do ministro, foram agraciados com a medalha os secretários de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte, e de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Jair Tannus, ambos do ministério, e o representante do Comitê de Bacia do Rio Parnaíba, Avelar Damasceno. Tannus, que não pôde comparecer, foi representado pelo diretor de Revitalização de Bacias, Renato Saraiva. O evento ocorreu, no final da tarde, no estande do CBHRF na Expo, um dos espaços do fórum.
Ao agradecer a homenagem, o ministro lembrou que, quando assumiu o ministério, tomou providências no sentido de fortalecer e prestigiar o colegiado por entender a importância da participação da sociedade na gestão das águas do São Francisco, principalmente, numa conjuntura marcada pela mudança do clima e pela crise hídrica.
“Achavam que, com a retomada do comitê, iríamos privilegiar as empresas. Mas não. A nossa intenção, como todos estão vendo hoje, foi incentivar a participação popular, da sociedade na gestão da bacia e proteger as nascentes, as matas ciliares, recuperar a recarga dos aquíferos”, disse o ministro, ao reiterar ser contra a privatização do acesso aos recursos hídricos.
MANANCIAL HÍDRICO
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, destacou a atuação do ministério na gestão das águas e fez questão de citar que foi na adminsitração de Sarney Filho que o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), presidido pelo ministro, aprovou a proposta de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, principal manancial hídrico do estado do Piauí e que banha também parte do Ceará e Maranhão.
O secretário Edson Duarte disse, por sua vez, que considera os comitês de bacia “verdadeiros parlamentos das águas”, local em que os vários setores da sociedade podem participar diretamente da gestão dos recursos hídricos. Daí porque precisam ser cada vez mais fortalecidos, como foi feito na atual gestão do ministério.
A medalha Velho Chico traz a imagem de uma carranca, escultura que mistura elementos físicos de animais e de seres humanos. A princípio, era utilizada na proa das embarcações que navegam pelo rio. Os navegadores acreditavam que a figura ajudava a afastar os maus espíritos e protegia a tripulação dos ataques de monstros.
 

Por: Elmano Augusto/ Ascom MMA

Fonte: Ministério do Meio Ambiente