Financiamento da Gestão de Recursos Hídricos foi tema do “Fala Chico”

21/03/2018 - 10:43


Estande do CBHSF contou com a participação do professor da UFRBA, Jaildo Pereira.
O Fala Chico de ontem (20/03) contou com a participação do professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, mestre em recursos hídricos e saneamento ambiental, Jaildo Pereira. Com o tema “Financiamento da gestão dos recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”, o debate foi conduzido pelo coordenador da CCR Submédio São Francisco, Julianeli Lima. O evento aconteceu no estande do CBHSF, no 8º Fórum Mundial da Água.
O professor Jaildo Pereira iniciou o debate colocando os desafios da sustentabilidade financeira em uma bacia de dimensões como a do Velho Chico: “Como assegurar a gestão dos recursos hídricos da Bacia do São Francisco de modo sustentável? A Bacia do São Francisco, que tem mais de 600 mil km², abrange 505 municípios e perpassa seis estados e o Distrito Federal. Além disso, lidamos com a diversidade que compõe a bacia, as questões da transposição e mais uma série de peculiaridades, que tornam ainda mais complexa essa gestão financeira”.


Assista ao Programa Fala Chico


O debate abordou a Cobrança pelo Uso da Água. Implantada em 2010, a metodologia de cobrança foi atualizada recentemente, e deve entrar em vigor, no melhor dos cenários, em 2019. “Ainda hoje são cobrados os mesmos valores, que são insuficientes para a gestão dos recursos hídricos”, destacou o coordenador da CCR Submédio SF, Julianeli Lima. O coordenador ressaltou ainda a importância de dar retorno à sociedade sobre como o recurso arrecadado é utilizado.
Julianeli destacou o papel do Comitê de apresentar ações e projetos demonstrativos que sirvam de modelo para toda a Bacia e que garantam a sustentabilidade hídrica da Bacia, como os Planos Municipais de Saneamento Básico, os Projetos de Recuperação Hidroambientais, dentre outras ações.
Para Jaildo Pereira, assim como a sustentabilidade na dimensão ambiental, é preciso também pensar na sustentabilidade financeira da gestão dos Recursos Hídricos. “Temos três alternativas: aumentar os recursos, diminuir a despesa ou uma combinação dos dois. Alocar custeio para investimento. Além disso, não podemos fazer essa gestão de modo isolado. Tem que ser feito um esforço para cobrar do poder público a efetivação das propostas apresentadas pelo governo”.
O Fala Chico faz parte da programação do estande do CBHSF, e é um espaço de debates sobre assuntos relativos ao tema “água” e gestão de recursos hídricos.


Veja as fotos do Fala Chico:

Confira a programação de hoje:

Dia 21/03
11:30h – Fala Chico – Mesa Redonda com Sérgio Miranda, presidente do Comitê de Bacia do Tarumã-Açu (AM) e Artur Monteiro, do Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), sobre a Gestão dos Recursos Hídricos do Amazonas.
14h – Assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o CBHSF e a SUDENE
17h – Fala Chico – apresentação do Programa Produtor de Água – Devanir Garcia dos Santos, coordenador de Implementação de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas (ANA)
18h – Happy Hour com voz e violão (Paulão)

*Texto: Mariana Salazar
*Fotos: Bianca Aun e Ohana Padilha