CBHSF terá programação intensa em seu estande no 8º Fórum Mundial da Água

12/03/2018 - 14:41


Brasília será a capital mundial da água em março de 2018. Na cidade, milhares de pessoas – autoridades, usuários de água ou representantes da sociedade civil – estarão reunidas para discutir o tema da água sob a perspectiva da sustentabilidade. São esperadas 40 mil pessoas no Estádio Nacional Mané Garrincha e no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 18 e 23 de março, quando se realizará o 8º Fórum Mundial da Água.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) contará com um estande onde apresentará a sua experiência com a gestão da Bacia do Velho Chico. Além disso, uma comitiva do Comitê estará presente no evento.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, participará da sessão “Justiça sócio-ambiental para a governança da água”. Para ele o evento será uma excelente oportunidade de troca de experiências. “Os brasileiros estão tendo uma oportunidade única com a realização do Fórum em território nacional. A comunidade internacional envolvida nas questões dos recursos hídricos estará presente e poderemos trocar experiências com os outros países, bem como atualizar o nosso conhecimento. O CBHSF apresentará sua experiência com a gestão participativa e descentralizada da Bacia do Rio São Francisco”, explica.
Outro membro do CBHSF que terá uma ampla participação no Fórum Mundial da Água será Yvonilde Medeiros, que também é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “O Fórum será realizado no Brasil no momento em que passamos por uma crise hídrica que deu uma trégua com o período das chuvas, mas que ainda é uma realidade no nosso país. Vamos ter a oportunidade de atualizar as nossas discussões sobre a gestão dos recursos hídricos e mostrar o que temos feito de bom nesse sentido”, afirma.
O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.


Confiram todas as notícias do CBHSF relacionadas ao 8º Fórum Mundial das Águas



Estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

O estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai contar com uma intensa programação durante o 8º Fórum Mundial da Água, que começa no próximo domingo (18 de março), em Brasília (DF).
O momento Fala Chico leva ao público a apresentação de estudos, palestras e mesas redondas com assuntos inerentes ao tema “Água e sustentabilidade”, por profissionais renomados e reconhecidos no meio. Na ocasião, o CBHSF vai homenagear algumas pessoas de destaque em ações em prol do Rio São Francisco, com a medalha Velho Chico. Também serão lançados, em coletiva de imprensa, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”.
Além disso, todos os dias teremos um happy hour com o cantor e compositor Paulo Araújo, o Paulão. Poeta, militante das causas sociais em defesa do São Francisco, à frente do grupo musical Morão di Privintina, Paulo Araújo desponta nacionalmente em canções de grande agudeza poética. Nascido em Bom Jesus da Lapa, no sertão baiano, vivenciou, desde menino, as ricas tradições culturais do Médio São Francisco e o fervor religioso da população local e dos romeiros, que, todo ano, chegam aos milhares para visitar o santuário local. Levou estas referências para a sua obra musical, que inclui canções como Nobre Barranqueiro, Cama de Quiabento e I-Margem. Esta última, uma canção de feitio romântico e um manifesto em defesa da natureza, foi selecionada para compor a trilha sonora épica da novela Velho Chico, da Rede Globo.
 

Confira a programação:


Dia 18/03
Abertura do Fórum


Dia 19/03
17h
Fala Chico – Palestra “Construindo a Segurança Hídrica Nacional”, com Valmir Pedrosa – pesquisador e professor da Universidade Federal de Alagoas, especialista em recursos hídricos.
18h – Happy Hour com Paulão (voz e violão)


Dia 20/03
11h30
– Coletiva de Imprensa – lançamento do II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco
17h – Homenagem – Medalha Velho Chico:

  • Edson Duarte (Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – MMA)
  • Jair Vieira Tannús Junior (Secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental – MMA)

17h30Fala Chico – Palestra “Financiamento da gestão dos recursos hídricos da BHSF”, com Jaildo Pereira – professor adjunto da UFRB, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS.
18h – Happy Hour com Paulão (voz e violão)


Dia 21/03
11h
– Assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o CBHSF e a SUDENE
11h30Fala Chico – Mesa Redonda com Sérgio Miranda, presidente do Comitê de Bacia do Tarumã-Açu (AM) e Artur Monteiro, do Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), sobre a Gestão dos Recursos Hídricos do Amazonas.
17hFala Chico – apresentação do Programa Produtor de Água – Devanir Garcia dos Santos, coordenador de Implementação de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas (ANA)
18h – Happy Hour com voz e violão (Paulão)


Dia 22/03
11h30
– Coletiva de Imprensa – lançamento da Campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”
17hFala Chico – apresentação dos “Estudos sobre os Aquíferos Urucuia e Carstico” – Dra. Marcia Gaspar, coordenadora dos estudos no Sistema Aquífero Urucuia e especialista em Recursos Hídricos COSUB/SIP/ANA
18h – Happy Hour com voz e violão (Paulão)


Dia 23/03 – Encerramento