CBHSF e Sudene firmam parceria

22/03/2018 - 9:29


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) se tornaram parceiros a partir desta quarta-feira (21 de março). Representantes das duas instituições assinaram um termo de cooperação técnica, o que representa uma real aproximação com vistas a troca de expertise que deve se ampliar para efetivação de ações e projetos na bacia do chamado rio da integração nacional, especialmente na região do Baixo São Francisco.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, recordou que no trabalho de atualização do Plano de Recursos Hídricos do São Francisco, concluído em 2016, depois de dois anos de planejamento, a Sudene já deveria ter participado. “Porque o documento contém um caderno de investimentos, cuja previsão é de uma injeção de recursos na bacia hidrográfica da ordem de R$ 30 bilhões em revitalização até o ano de 2025 e a Sudene teria uma participação importantíssima. Nessa atualização, o Comitê contou com diversos órgãos oficiais”, resumiu Miranda, citando como alguns ministérios e órgãos de segundo escalão do governo federal que contribuíram com a atualização do Plano.
Miranda garantiu que o Comitê como um todo se sente gratificado com o termo de cooperação firmado a partir de agora. “A Sudene agora faz parte da grande família são-franciscana. Nós buscamos o apoio do órgão há algum tempo”, acrescentou o presidente do CBHSF.
O superintendente da Sudene, Marcelo Neves, ressaltou que o São Francisco é estratégico para o desenvolvimento do Nordeste, daí a importância da parceria firmada a partir de agora. Ele explicou que o termo de cooperação irá favorecer a troca de experiências, nesse primeiro momento, mas num futuro, poderá envolver aporte financeiro em projetos. Neves confirmou que a transposição do São Francisco é uma realidade e, como passa a atender mais nordestinos, representa a real motivação do órgão para a parceria. “Os estados precisam de segurança hídrica para atrair investimentos das empresas e, num segundo momento, poderemos fazer investimentos para oferecer essa garantia aos governos dos estados nordestinos”, afirmou.
O diretor de Municípios da Presidência da República, Marcus Calheira, também esteve presente e ressaltou que é de fundamental importância o envolvimento das associações dos municípios nesse processo. O superintendente-adjunto da Sudene, Antonio Ribeiro, também acompanhou a solenidade, juntamente com o vice-presidente do Comitê, Maciel Oliveira; a coordenadora da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) do CBHSF, Ana Catarina Pires de Azevedo Lopes; e o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), George Gurgel.

Veja as fotos da assinatura:

*Texto: Delane Barros
*Fotos: Bianca Aun