Deliberação inclui o resultado de Oficinas de Usos Múltiplos no Plano de Recursos Hídricos

19/08/2013 - 15:47

Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF aprovaram na manhã de hoje (19.08), durante a XXIII Plenária Ordinária, a minuta da Deliberação nº 76, que recomenda que o conteúdo dos relatórios decorrentes das Oficinas de Usos Múltiplos, realizados pelo colegiado, sejam considerados na atualização do Plano Decenal em vigência (2004-2013) e dos futuros planos de recursos hídricos.
Para o secretário do CBHSF, Maciel Oliveira, “esse momento é importantíssimo porque, com a incorporação do que foi debatido nas oficinas no Plano de Recursos Hídricos, a gente chama todos os responsáveis pela gestão e uso das águas a terem um maior compromisso com o Velho Chico”.
Antes de ser trazida para debate e aprovação, a Deliberação foi tema de discussão e análise na Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos – CTPP e na Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL, que realizaram os últimos ajustes, em reunião no dia 16 de julho.
Até setembro há a expectativa de que a Agência de Bacias AGB – Peixe Vivo consiga lançar edital de revisão do plano. Com otimismo, o diretor técnico da AGB, Aberto Simon, destacou:” Vamos pegar aquele plano atual, que ainda é um bom plano e vamos atualizar, levando em consideração que ele é decenal e não houve atualização até hoje. Futuramente, ele poderá ser, inclusive, decenal, bi decenal…”.
A série de cinco oficinas sobre os usos múltiplos foram realizadas pelo CBHSF entre maio e junho deste ano, culminando com três relatórios mostrando a visão e as necessidades dos diversos usuários das águas do São Francisco, desde o setor elétrico até o pescador. As oficinas aconteceram nas cidades de Paulo Afonso/BA (6 e 7/5); Penedo/AL (9 e 10/5); Juazeiro/BA (21 e 22/5); Barreiras/BA(07.06) e Três Marias/MG (10.06).
ACOMPANHE:
Acesse a Minuta – Deliberação Oficina de Usos Múltiplos.
Clique para fazer o download de todos os Relatórios das Oficinas de usos Múltiplos e anexos.
Acesse o Plano de Recursos Hídricos – 2004-2013
Veja todas as notícias da XXIII Plenária Ordinária do CBHSF
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF