Comitê discute sobre redução da vazão do rio São Francisco durante reunião em Salvador

16/08/2013 - 18:50

Acontece na próxima segunda-feira, dia 19 de agosto, em Salvador, a XXIII Plenária Ordinária e a XIV Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Na oportunidade, haverá eleição e posse da nova diretoria do colegiado, posse dos 124 novos membros e tomadas de decisões importantes sobre questões relacionadas ao Comitê, como os danos causados pela decisão do governo federal de reduzir a vazão do rio a partir das barragens de Sobradinho (BA) e Xingó (SE). A medida vem afetando bastante as populações ribeirinhas, com prejuízos para a navegação, a pesca e a agricultura, entre outras atividades.
Durante o encontro, que se prolonga até terça-feira (20.08), o CBHSF deverá tomar uma posição firme com relação ao problema da vazão. É o que garante o atual presidente do colegiado, Anivaldo Miranda. “Os prejuízos causados por essa baixa de vazão são grandes e alguém tem que arcar com isso. Esse alguém, claro, é o setor elétrico, uma vez que o princípio dos usos múltiplos estabelece que qualquer usuário causador de restrições ao uso regular dos demais beneficiários da água deve, por definição, ser obrigado a compensar esses prejuízos”, explica.
As plenárias servirão, ainda, para um debate profundo sobre a revisão do Plano Decenal da Bacia do São Francisco, documento que precisa ser revisto e licitado para vigorar a partir de 2014. Membros das quatro Câmaras Consultivas Regionais, que representam as regiões cobertas pelo Velho Chico (Alto, Médio, Submédio e Baixo) participam do evento, marcado para acontecer no Hotel Portobello Ondina Praia, no bairro de Ondina, em Salvador.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF