O impacto ambiental causado por sacolas plásticas

28/02/2013 - 11:01

O uso de sacolas biodegradáveis foi implantado para reduzir os problemas ambientais gerados pelos sacos comuns; mas será que elas são tão melhores assim?
Na tentativa de tornar o plástico mais degradável alguns fabricantes adicionam amido ou celulose à mistura de plástico para acelerar o processo de decomposição dele.
O problema é que ainda assim, as sacolas levam em média dois anos para se decomporem, e se descartados de forma incorreta não se desfazem, pois precisam de condições específicas, ambientes com luz e oxigênio. Além disso, durante o tempo de decomposição, se descartados em rios e mares causa a morte de animais, que as confundem com alimentos e acabam morrendo sufocados ou estrangulados.
Sim, é muito melhor optar por sacolas biodegradáveis, mas é preciso evitar o uso excessivo para diminuir o impacto no nosso planeta.
Em 2012 pescadores, ribeirinhos, ambientalistas e outros voluntários participaram da IV Barqueata Ecológica em prol da limpeza das margens do Rio São Francisco. Confira a matéria na nossa sala de imprensa.