Defenda o Velho Chico no dia a dia – como preservar

06/06/2016 - 14:48

O rio São Francisco e seus afluentes estão vivendo uma situação triste.  A poluição já tem marcado negativamente esses cursos d’água e, em algumas cidades, a contaminação da água, erosões no solo e a morte de peixes em massa acontecem cada vez mais.
Em Junho, foi realizada pelo CBHSF uma campanha para divulgar o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, um movimento que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a necessidade da revitalização do Velho Chico.  Para darmos continuidade a essa missão, separamos algumas formas de ajudar o(s) rio(s)  no seu dia a dia:
1- Denuncie vazamentos, lixo e poluição – Ações rápidas podem minimizar as consequências causadas à água e ajudar a achar quem cometeu o crime.
2- Economia de água – Quanto maior a economia de água, menor a quantidade de detritos de esgotos jogados no rio.
3- Preservar as matas ciliares – As margens dos rios possuem uma mata muito importante: as matas ciliares. São elas que garantem a qualidade da água, a vida selvagem, que evitam o assoreamento e que os restos de detritos de esgotos cheguem até o rio. Reduzem a erosão, filtram a poluição e proporcionam sombra e proteção aos peixes. Além disso, ainda deixam o rio mais bonito e arborizado.
5 – Evite a poluição dentro de casa – Nunca jogue algo nos ralos de casa ou da rua. Os sistemas de escoamento não fazem o tratamento dos materiais que não são biodegradáveis.
6 – Cuidado com os produtos químicos – Evite utilizar quantidades elevadas de produtos químicos, como óleo para motores, anticongelantes e detergentes de carros. Jamais use-os próximo ao rio.
7- Apresente o rio a um amigo – As pessoas tendem a se encantar com a natureza vendo de perto. Faça um ecoturismo e mostre um lugar lindo em que o rio percorre.
8 – Não jogue latas, garrafas pets e outros resíduos sólidos no rio – A decomposição desses materiais leva muito anos e durante esse tempo ele polui as águas e interfere na natureza.
9 – Não pesque com bombas – Esse tipo de pesca é ilegal e mata muitos peixes, podendo provocar acidentes até com outras pessoas que estejam próximas ao explosivo.
10 – Reutilize embalagens – Há muita coisa que pode ser feita com embalagens usadas, assim você evita que elas poluam a natureza.
Para que o Velho Chico continue vivo é preciso uma mudança de comportamento geral, pequenos atos já podem ajudar muito para a melhoria das condições de toda a bacia.