A ação humana ameaça a biodiversidade dos rios

09/03/2015 - 15:22

Os rios estão vivos, não só pelo seu regular movimento, mas pelas milhares de espécies aquáticas que os habitam, assim como as vidas humanas e outros animais que sobrevivem deles. Peixes, microrganismos e as demais formas de vida que vivem nos rios e lagos vem sofrendo com a intervenção humana inadequada. Pesca indevida, poluição e o desmatamento que assoreia os rios estão na lista das atividades que esgotam as vidas das águas doces.
A poluição está no topo da lista de fatores negativos que afetam a biodiversidade dos rios e, por esse motivo, a águas das grandes metrópoles e centros urbanos são as que mais sofrem com a ação humana. Quem pensa que apenas as grandes indústrias assinam a conta do estrago no meio ambiente está enganado. Está é uma conta conjunta assinada pela sociedade que polui, pesca indevidamente, dentre outras práticas indevidas.
Reverter essa situação ainda é possível através da conscientização e mudança de hábitos, além de políticas públicas para preservação desse bem maior que é a natureza.