Como você pode ajudar o Velho Chico?

27/03/2014 - 18:12

Constantemente estamos falando sobre a situação da poluição no planeta, nas cidades e nos rios. A falta de cuidado com o meio ambiente está nos levando a uma situação alarmante e por conta disso, cada vez mais, temas ligados a sustentabilidade e a preservação estão sendo colados em pauta.
Com o rio São Francisco e seus afluentes o cenário não é diferente, a poluição já tem marcado negativamente esses cursos d’água. Em algumas cidades a contaminação da água, erosões no solo e a morte de peixes em massa acontecem cada vez mais.
Para que o Velho Chico continue vivo é preciso uma mudança de comportamento geral, pequenos atos já podem ajudar muito para a melhoria do quadro atual. Veja alguns exemplos:

  • Não jogue latas, garrafas pets e outros resíduos sólidos no rio. A decomposição desses materiais leva muito anos e durante esse tempo ele polui as águas e interfere na natureza.
  • Não desmate as matas ciliares, elas colaboram para que o solo se mantenha no lugar evitando erosões e consequentemente o assoreamento.
  • Não pesque com bombas. Esse tipo de pesca é ilegal e mata muitos peixes, podendo provocar acidentes até com outras pessoas que estejam próximas ao explosivo.
  • Reutilize embalagens. Há muita coisa que pode ser feita com embalagens usadas, assim você evita que elas poluam a natureza.

Colabore para a revitalização do rio São Francisco e divulgue essa ideia para as pessoas próximas a você. A sua atitude pode fazer esse rio correr mais limpo!