Projeto hidroambiental de recuperação de nascente em Mulungu do Morro (BA) avança com a entrega do Termo de Referência

21/06/2021 - 17:42

O projeto de recuperação da nascente do Feijão, no município baiano de Mulungu do Morro, avançou mais uma etapa no dia 9 de junho com a conclusão do seu respectivo Termo de Referência. O documento foi elaborado pela empresa FAVENI Consultoria, projetos e serviços LTDA e apresentado em reunião virtual com representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Agência Peixe Vivo, Prefeitura Municipal de Mulungu do Morro e população local.

A nascente do Feijão fica no distrito de Várzea do Cerco e é um importante recurso para a segurança hídrica da cidade, que já enfrentou problemas de abastecimento. O projeto hidroambiental de recuperação da nascente foi proposto pela comunidade escolar da Escola Municipal José Tiago de Oliveira e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contemplado pelo Edital de Chamamento Público CBHSF Nº 01/2018. A equipe técnica da FAVENI esteve na localidade em outubro de 2020 para a primeira visita diagnóstica e trabalhou durante oito meses na elaboração do projeto básico.

A reunião do dia 9 foi mediada pelo engenheiro sanitarista e ambiental da FAVENI, Bruno Rezende e o Termo de Referência foi apresentado por Leopoldo Loreto, engenheiro agrônomo da mesma empresa. O documento detalha os elementos necessários para a execução do projeto, previsão orçamentária e intervenções recomendadas. “Esse trabalho foi feito e revisado de acordo com as demandas dos proponentes, atento à realidade local. O CBHSF entrega hoje um planejamento de qualidade, que é condição necessária para a boa execução do projeto”, observou o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos.

Entre as ações previstas no projeto básico está o cercamento da área da nascente e da lagoa natural de Várzea do Cerco, esta que possui aproximadamente 14 hectares de espelho d’água. O cercamento será feito com mourões de eucalipto tratado e o objetivo é evitar o pisoteio por animais de grande porte e a degradação destes locais, favorecendo o processo de regeneração do solo. Também será realizado o plantio de mudas nativas no entorno da nascente, de modo a promover a recomposição florestal da área. O plantio será feito com mudas em diferentes estágios de vegetação para garantir a sucessão vegetal e as mudas serão adubadas, fertilizadas, monitoradas, tutoradas e, se necessário, replantadas.

Com a finalidade de conter a água proveniente das chuvas e favorecer sua infiltração/percolação no solo da área da nascente, serão construídas 23 bacias de contenção da água das chuvas. Para atenuar ou mesmo solucionar a falta de água na zona rural, o projeto propõe a construção de duas barragens subterrâneas, uma na comunidade Olho d’Água e a outra na comunidade Salinas. As barragens subterrâneas serão construídas visando o armazenamento da água através de um barramento impermeável instalado transversalmente ao fluxo de água.

Para sensibilizar a população acerca da importância da recuperação e preservação da nascente, foram recomendadas ações de mobilização social e educação ambiental, a saber: um seminário de abertura que apresente aos moradores as ações previstas, uma campanha de conscientização sobre descarte de resíduos sólidos, duas oficinas sobre estratégias de recuperação e conservação de APP’s e construção e manutenção de Bacias de Contenção e um seminário final que relate e avalie todas as ações que aconteceram durante a execução do serviço. “É fundamental que a população acompanhe todo o andamento das atividades do projeto”, enfatizou Alessandro Loreto, engenheiro civil da FAVENI.

Ao final da reunião de apresentação, os participantes tiraram dúvidas e contribuíram com sugestões que resultaram em ajustes a serem incluídos no Termo de Referência, como inserir ações para melhoria da estrada que dá acesso à nascente do Feijão e realizar uma reunião com os donos das propriedades onde serão feitas as intervenções. Ednaldo Campos avaliou positivamente o encontro: “O CBHSF já tem um histórico de parceria com o município de Mulungu do Morro, à exemplo da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, e agora estamos realizando mais esse investimento que certamente trará bons resultados. A apresentação foi bastante produtiva e participativa e seguimos agora para as próximas etapas”.


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Mariana Carvalho