FIENPE debate sobre funcionamento e organização do Fórum

12/07/2021 - 18:45

Com o objetivo de aprimorar a atuação na bacia, os membros do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE/BHSF) se reuniram por videoconferência no dia 12 de julho para discutir sobre a deliberação normativa que dispõe sobre o funcionamento e organização do fórum.

O FIENPE atua como um espaço permanente de interlocução das instituições de ensino e pesquisa da bacia, tendo como principal objetivo a proposição de ações para boa gestão da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Além disso, é vinculado à Diretoria Colegiada (DIREC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio são Francisco (CBHSF) e tem caráter consultivo e propositivo.

Melchior Nascimento, membro do FIENPE, falou sobre o papel do Fórum para o fortalecimento da gestão das águas da bacia do São Francisco. “Somos uma organização fomentada pelo CBHSF. Apoiamos as ações técnico científicas do Comitê, independente de quem as realiza. Trabalhamos para apoiar da melhor forma possível, a gestão hidroambiental da bacia do Rio São Francisco”, disse.

A reunião contou com a participação do coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBHSF, Luiz Roberto Porto Farias. “A CTIL vai analisar a deliberação sobre o aspecto técnico e jurídico para que não haja divergência com o regimento interno do Comitê ou outras normas que regulamentam a gestão dos recursos hídricos. A ideia é dar suporte à DIREC [Diretoria Colegiada] para que não exista conflitos de cunho legal”, afirmou.

O FINPE é responsável pela elaboração do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF) que acontece a cada dois anos. O evento promove debates científicos sobre os eixos de atuação definidos do Plano de Recursos da Bacia Hidrográfica dos São Francisco.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio