CCR do Alto fala dos projetos hidroambientais

23/05/2014 - 17:44

Alto
Fazendo parte do segundo dia de debates da XXV Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que vem acontecendo na cidade de Belo Horizonte, a Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, instância representativa do CBHSF no estado de Minas Gerais, apresentou ao plenário os resultados dos oito projetos de recuperação hidroambiental finalizados, após investimentos da cobrança pelo uso da água no Velho Chico.
O coordenador e secretário da câmara, respectivamente Márcio Pedrosa e Silvia Freedman, ainda reforçaram o convite para a barqueata ecológica que ocorrerá na cidade de Três Marias (MG) em comemoração ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, no próximo dia 3 de junho. “Além da barqueata, teremos a visita ao nosso barco-escola que trabalha a educação das águas nas escolas do município. Vamos todos virar carranca!”, conclamou Freedman, em alusão a campanha “Eu Viro Carranca pra Defender o Velho Chico”.
O objetivo das ações são para reivindicar melhorias ao rio, principalmente por conta dos prejuízos causados aos municípios ribeirinhos em decorrência da recente redução da vazão na Usina Hidrelétrica de Três Marias, também em Minas Gerais. Participarão da mobilização pescadores locais e representantes do setor ambiental do Estado, bem como a própria população ribeirinha.