Plenária define representantes dos quilombolas no CBHSF

03/07/2013 - 14:35

Em eleição realizada na manha de segunda-feira (01.07) no município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, foram definidos os representantes baianos das ONGs, Organizações Técnicas, de Ensino, Pesquisa e Quilombolas na nova composição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O eleitos tomarão posse em agosto próximo, cumprindo um mandato de três anos.
Como representante das ONGs, foi escolhido o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA como membro titular, ficando a suplência com a Associação dos Pequenos Produtores Agrovila 18. No segmento das organizações técnicas, de ensino e pesquisa, a Universidade Federal da Bahia – Ufba foi eleita como titular e o Instituto Federal da Bahia – Ifba como suplente.
Por fim, a comunidade quilombola residente do entorno do Velho Chico escolheu como seus representantes a Associação dos Quilombolas da Lagoa das Piranhas (titular) e a Associação dos Quilombolas Santo Inácio (suplente). Apesar de possuir apenas uma vaga titular na composição do CBHSF, a presença quilombola na plenária eleitoral foi bastante representativa. Cada município participante – Carinhanha, Malhada, Serra do Ramalho, Muquém do São Francisco, Sítio do Mato, Ibiassuçê, além de Bom Jesus da Lapa – levou um número expressivo de representantes do segmento, totalizando 21 comunidades quilombolas do oeste baiano.
De acordo com o atual representante titular dos quilombolas no CBHSF e coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Cláudio Pereira, “a participação dos quilombos no processo eleitoral evidenciou a preocupação e cuidados dos seus membros com os destinos do rio São Francisco. Tivemos cerca de 100 pessoas presentes ao encontro”, observou ele, que novamente teve sua instituição eleita para a vaga titular de membros do CBHSF.
O Comitê do São Francisco vêm realizando as Plenárias Eleitorais desde o mês de maio ao longo dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O intuito é preencher 62 vagas do colegiado com representantes das organizações civis e usuários das águas do Velho Chico, que tomarão posse na XXIII Plenária Ordinária do CBHSF, a ser realizada nos dias 19 e 20 de agosto, em Salvador, Bahia.
Confira a agenda completa das Plenárias Eleitorais
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF