Minas define representantes da nova gestão do CBHSF

28/06/2013 - 17:29

Em eleição realizada ontem (27.06) na cidade de Três Marias, Minas Gerais, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF definiu os novos membros do estado que integrarão a próxima gestão da entidade, já a partir de agosto deste ano. A plenária eleitoral estabeleceu os representantes da sociedade civil, usuários das águas do Velho Chico e organizações técnicas, de ensino e pesquisa. O mandato será de três anos.
De forma consensual, foram escolhidas a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes /MG, como titular, e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Crea/ MG, como suplente. As duas entidades representarão as organizações técnicas, de ensino e pesquisa no CBHSF.
A pesca – importante atividade do rio São Francisco – terá representatividade dentro do Comitê, por meio de duas pessoas físicas: Raimundo Ferreira Marques (titular) e Marco Aurélio de Lima (suplente).
Já os consórcios e associações intermunicipais elegeram como seus representantes o Consórcio de Munícipios do Lago de Três Marias – Comlago (titular) e a Associação dos Municípios do Vale do Paranaíba – Ampar (suplente).
Organizações Civis
Contando com a presença de mais de 120 pessoas e de 85 instituições habilitadas, as eleições para definir os novos integrantes das organizações civis do estado de Minas Gerais no CBHSF foi bastante disputada e calorosa.
Oito vagas – envolvendo titulares e suplentes – foram postas em plenário para votação. Como titulares, foram escolhidas as seguintes entidades: a Associação Ambientalista do Alto São Francisco – ASF; o Instituto Opará – Cultura, Meio Ambiente e Cidadania; o Instituto Guaicuy SOS Rio das Velhas e a Associação Comunitária do Sobradinho II. A suplência ficou por conta, respectivamente, da Associação dos Proprietários das Chácaras da Rua Nossa Senhora da Piedade, do Movimento Verde Paracatu – Mover, da Associação de Usuários da Bacia Hidrográfica do Rio Pará e da Associação Comunitária dos Apicultores de Engenheiro Navarro/MG.
A posse dos novos integrantes se dará na XXIII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto, em Salvador, Bahia.
Confira a agenda de Plenárias Eleitorais do CBHSF
 
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF