Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF realizou nessa terça-feira (11.06), a terceira eleição para a renovação dos membros do colegiado. Foram eleitos para representar o poder público municipal da Bahia os municípios de São Desiderio e Luis Eduardo Magalhães, como titulares, e as cidades de Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cassia, respectivamente, como suplentes.
“Foi uma eleição muito tranquila porque houve consenso, disse o prefeito de São Desiderio, Ademilton Barbosa. O prefeito salienta a importância de o município integrar a nova composição para a gestão 2013-2016 do CBHSF, a ser oficializada em plenária ordinária do Comitê em agosto próximo: “No nosso município tem 24 rios permanentes, sem contar as nascentes, daí a relevância de estarmos representados no CBHSF”, disse Barbosa.
A eleição, que aconteceu na União dos Municípios da Bahia, foi conduzida pela coordenadora de cobrança pelo uso da água, representando o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, Monica Portella Lima. A prefeitura de Luis Eduardo Magalhães foi representada pelo procurador João Lopes de Araújo; a prefeitura de Santa Rita de Cassia ( município suplente de Luis Eduardo Magalhães) foi representada pelo procurador Fabio Reis; e a prefeitura de Formosa do Rio Preto (suplente de São Desidério) foi representada pelo procurador Mario Eduardo Mijnot. A prefeitura de Catolândia também se fez presente, mas não se candidatou.
Essa foi a terceira eleição realizada para escolha de representantes do poder publico municipal para a nova gestão do Comitê. As escolhas anteriores aconteceram em Sergipe, que elegeu as prefeituras de Cedro de São João como titular e Porto da Folha como suplente; e em Minas Gerais, onde foram eleitas as cidades de Pompéu, Lagoa da Prata e Mamonas (titulares), tendo como suplentes, respectivamente, os municípios de Três Marias, Itaúna e Lassance.
Confira a data geral das plenárias para o processo eleitoral
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF