Projetos ambientais em parceria com o CBHSF em Minas são apresentados em Plenária

17/05/2018 - 20:46


Encerrando o primeiro dia da XXXIV Reunião Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada no município mineiro de Lagoa da Prata, dois projetos ambientais de sucesso desenvolvidos em parceria com a entidade no Estado foram apresentados.
O primeiro diz respeito ao Projeto Lagoas Marginais, feito junto à Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) na região do Alto São Francisco, e foi apresentado pelo representante da empresa, Renato Constancio, que também é conselheiro do Comitê. A ação propõe uma visão sobre a integridade ecológica das lagoas marginais do São Francisco associada à operação da Usina Hidrelétrica de Três Marias.
“O projeto busca avaliar a integridade ecológica das lagoas marginais consideradas como prioritárias para preservação da biodiversidade do Rio São Francisco, associando com a operação otimizada dos reservatórios da usina, no reabastecimento dessas lagoas, e propondo ações em parceria com as comunidades da área de influência do projeto para a promoção da conservação e recuperação destes ambientes”, contou Constancio.
A questão é especialmente sensível pelo fato de ser na lagoa marginal que o alevino tem chance de escapar dos predadores e se desenvolver – para, na cheia, passar a viver no rio. As contrapartidas da Cemig no projeto serão basicamente com pesquisa e desenvolvimento. “Trata-se de uma ação inovadora, desafiadora e inédita, sobretudo por ser desenvolvida pelo setor elétrico e utilizar de recursos do Comitê de bacia”, explicou.
Um termo que formaliza a parceria entre a Cemig e o CBHSF deverá ser assinado em breve entre o presidente da entidade, Anivaldo Miranda, e a diretoria da companhia.

Na sequência, foram apresentados os programas de desenvolvimento socioambiental do Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental, que implementa o projeto ‘Plantando o Futuro – Semeando Floresta, Colhendo Águas na Serra do Espinhaço’, iniciativa que visa o plantio de 3 milhões de árvores para a recuperação de 40 mil nascentes, 6 mil hectares de mata ciliar e 2 mil hectares de áreas degradadas, até o final de 2018.
O presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio de Oliveira, destacou que 265 municípios mineiros declararam estado de emergência ou calamidade, em razão da seca. Em meio a esse contexto, o projeto visa contribuir para solucionar ou amenizar essa questão. “Estamos nas três principais bacias de Minas, em 61 municípios, sendo 34 na bacia do São Francisco – a perspectiva é chegar a 200. Trata-se do maior projeto de restauração ambiental do Estado”.
O projeto, coordenado pela Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), em cooperação com as Secretarias de Estado e estruturas vinculadas ao Governo do Estado, foi idealizado com o propósito de promover práticas inovadoras de restauração de paisagens florestais e conservação ambiental, em apoio ao desafio assumido pelo Brasil de restaurar e reflorestar, até o ano de 2030, 12 milhões de hectares de florestas nativas, como parte da meta brasileira de redução de emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para minimizar os efeitos da alteração climática no planeta.
Ainda segundo Oliveira, as parcerias e articulações com diversas organizações – como os comitês de bacia – e donos de terras visam especialmente o cercamento das áreas onde o Instituto promove o plantio. “Temos hoje uma parceria muito ativa com o [CBH Rio das] Velhas, [CBH Rio] Piracicaba e com a perspectiva de formalizar em breve um termo de parceria com o Comitê do São Francisco”, frisou.
O Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental é uma ONG (Organização Não-Governamental) sem fins lucrativos, que atua com projetos estratégicos de desenvolvimento sustentável no território brasileiro. O Instituto possui mais de 70 membros, em seis estados brasileiros (Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás) e em nove países, além do Brasil: Suíça, Alemanha, França, Portugal, Estados Unidos, Espanha, Índia, China e Itália.

*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Fernando Piancastelli