CTIL discute temas a serem apresentados em Penedo

19/10/2012 - 10:00

Reunidos na última quinta-feira (18.10), na sede da AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte, os membros da Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL discutiram e encaminharam as minutas que serão deliberadas na próxima plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a ser realizada no final de novembro em Penedo/AL.

Entre os encaminhamentos está à criação de um Grupo de Trabalho Provisório para detalhar os novos posicionamentos acerca dos rios intermitentes da Bacia do Rio São Francisco. A princípio, a ideia foi criar uma Câmara Técnica, no entanto, a CTIL decidiu por enviar a questão para votação na plenária, sendo necessária a preparação da temática através do GT.

Em outro momento, os integrantes da câmara técnica decidiram encaminhar uma recomendação à Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos sobre o estabelecimento do uso múltiplo dos reservatórios das hidrelétricas do rio São Francisco, cujos contratos de concessão terminam em 2015. A intenção é que a CTPPP inicie as discussões sobre o tema.

A pauta ainda contou com a definição da agenda da CTIL para o ano de 2013, que será enviada à Direc e, posteriormente, à plenária para votação. Outras duas deliberações que serão votadas na próxima plenária têm como foco os limites geográficos da região fisiográfica do Baixo São Francisco e a instauração de uma eleição extraordinária para a escolha do novo vice-presidente do Comitê do São Francisco. Definiu-se ainda que o próximo encontro da CTIL acontecerá em Salvador/BA, em 12 e 13 de novembro.

Estiveram presentes à reunião o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; a coordenadora da CTIL, Paula Meireles Aguiar; o procurador do IGAM Germano Vieira; o coordenador da CCR do Baixo São Francisco, Carlos Eduardo Ribeiro, além dos representantes da Secretaria de Meio de Ambiente de Sergipe e Alagoas, Wellington Santana e Luis Roberto Porto, respectivamente. Também compareceu ao encontro Hilda Bicalho como representante do Instituto Guaicuy.

Assessoria de Comunicação