Comitê solicita que a foz do rio São Francisco seja Área de Proteção Permanente – APA

29/11/2012 - 11:40

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, por meio de seus membros titulares, reunidos em plenária nesta quinta feira (29.11) em Penedo (AL), decidiu encaminhar ao Ibama solicitação formal para agilizar o processo de criação de uma unidade de conservação do tipo Área de Proteção Ambiental – APA na foz do rio São Francisco.

O objetivo é preservar a área de 47 mil hectares, onde o rio São Francisco desagua no mar. A zona estuarina, localizada entre os estados de Sergipe e Alagoas, além do valor paisagístico, é de excepcional riqueza em termos de biodiversidade natural, abrangendo ecossistemas como praias, dunas, mangues, brejos, várzeas e restingas.

Nos últimos anos, entretanto, essa área vem sofrendo um acelerado processo de degradação, devido aos frequentes e graves danos ambientais a que está submetida, como decorrência da intensificação de atividades turísticas, especulação imobiliária, projetos empresariais, acessos rodoviários, entre outros fatores.

O processo para a criação da APA da foz do São Francisco teve início em 2003, por iniciativa da Sociedade Socioambiental Canoa de Tolda, que é membro titular no Comitê e realizou articulações entre as comunidades envolvidas e os órgãos públicos e universidades atuantes na região. Em 2004  o CBHSF deu entrada em novo requerimento ao Ibama, que incorporou os dois processo num único.

Assessoria de Comunicação