XXVI Plenária e XXI e XXII Plenárias Extraordinárias do CBHSF são realizadas em Brasília

16/05/2019 - 11:45


Reuniões ocorrem quinta e sexta-feira e tem como tema central barragens na bacia hidrográfica do rio São Francisco.


As XXXVI Plenária, XXI e XXII Plenárias Extraordinárias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estão sendo realizadas em Brasília (DF) nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de maio. Na pauta, barragens na bacia hidrográfica do Velho Chico, oficina de planejamento, assinatura de acordos de cooperação, informes da diretoria, homologação do novo coordenador da CCR Alto São Francisco, entre outros assuntos.
Sentaram-se à mesa de abertura das reuniões, pelo CBHSF, o presidente, Anivaldo Miranda; o vice-presidente, Maciel Oliveira; o secretário, Lessandro Gabriel; o coordenador interino da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Adson Ribeiro; o coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos; o coordenador da CCR Submédio São Francisco, Julianeli Tolentino; e o coordenador da CCR Baixo São Francisco, Honey Gama. Também participaram o secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, João Carlos Oliveira da Silva; e o representante da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Athadeu Ferreira.
Em sua fala de boas-vindas, o presidente do CBHSF fez um resumo das atividades previstas para as reuniões e traçou um panorama da atuação institucional do colegiado. Um dos assuntos comentados por Miranda foi o encaminhamento do projeto de cooperação entre o comitê e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e com entidades internacionais em geral.
O CBHSF, em conjunto com o IICA, produziu o esboço de um grande projeto para capacitação de irrigantes e intervenção em áreas relacionadas ao uso racional da água. Como capacitação, educação ambiental e implantação de novas tecnologias com foco na agricultura. “Infelizmente, por não ter explicitamente na lei quais são os caminhos para a cooperação entre o comitê e uma instituição internacional, ainda não pudemos avançar. O IICA já está no Brasil há muitos anos e coopera com o poder público em grandes projetos”, comentou.


Veja as fotos da abertura:


Ao longo do dia, até às 18h, serão realizadas apresentações sobre o status dos projetos contratados com recursos da cobrança, o projeto de saneamento de Lagoa da Prata, o relatório de conjuntura 2018, os aplicativos de monitoramento de chuva e vazão pela Agência Nacional das Águas (ANA) e de consumo de água pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF) e a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” pela Tanto Expresso. Haverá ainda deliberação sobre organização e funcionamento das CCRs e sobre o regimento interno do comitê.
 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Iara Vidal
*Fotos: Ricardo Botelho