XX ENCOB contará com forte participação do CBHSF

17/08/2018 - 16:16


O XX ENCOB está chegando e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai marcar forte presença. Entre os dias 20 e 24 de agosto, em Florianópolis, Santa Catarina, o comitê será representado por seu presidente, Anivaldo Miranda, que será o contextualizador da Mesa de Diálogo 4, no dia 22/08, de 14h às 17:30h. A mesa terá como tema Transparência na Gestão – Estado da arte dos Conflitos, e trará casos como o conflito ocorrido em Correntina (BA), os desastres de Barcarena (PA) e Rio Doce (MG), além da apresentação do Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Ameaçadas e de Importância Socioeconômica do Ecossistema Manguezal. A mediação ficará a cargo do coordenador geral do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, Ricardo Menezes. Participarão da mesa a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Luciana Khoury, Simone Pinheiro, da Universidade Federal do Pará, Jorge Paulo Vieira Feitosa, do Instituto Sócio Ambiental de Barcarena, Luciane Teixeira, do CBH Doce, entre outros.
Ainda no dia 22/08, destaque também para a participação do vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, que falará da experiência na Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), um dos assuntos da Mesa de Diálogo 3. A mesa, que ocorrerá de 09h às 12h, terá como tema Transparência – Legislação de Recursos Hídricos e Instrumentos de Gestão. Será mediada pelo coordenador adjunto do Fórum Nacional de Comitês de Bacias, Luiz Carlos Silva, e contextualizada pelo presidente do CBH Piancó-Piranhas-Açu, Paulo Lopes Varella.
O Encontro contará ainda com as participações do coordenador da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança do CBHSF, Deivid Lucas, no dia 21/08, às 10:20h, quando apresentará case Resultados de Economia da Água.
O Diretor Técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon Schvartzman, vai apresentar o case Implementação das ações e metas nos planos de bacia, no dia 23/08, às 10:30h.
Júlio César Ayala Barreto do ​Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia apresentará o Projeto de Recuperação Hidroambiental De Bacias Hidrográficas para Produção de Água em Quantidade e Qualidade, no dia 21/08, às 11:20.
O XX ENCOB terá como tema: O Futuro da Água – Desafios dos Comitês na Terceira Década da Política Nacional de Recursos Hídricos. Um dos principais objetivos do encontro é possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade, a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.
A expectativa é de que o encontro reúna mais de 2 mil pessoas de todas as regiões do Brasil. O ENCOB 2018 é realizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Governo do Estado de Santa Catarina.
A participação no evento é gratuita. A programação completa pode ser acessada no site: www.encob.org.

*Mariana Martins