Vice-presidente do CBHSF se reúne com o prefeito de Penedo para tratar da interligação do esgotamento sanitário do Centro Histórico do município

08/07/2021 - 17:06

Recentemente o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, juntamente com o advogado e membro da Câmara Técnica Institucional e Legal do CBHSF, Marcelo Ribeiro, se reuniram com o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, para tratar do Termo de Cooperação firmado entre a prefeitura e o CBHSF para reestruturação do esgotamento sanitário do centro histórico do município.

Durante a conversa, Maciel Oliveira explicou que o Termo de Cooperação visa a execução da interligação do esgotamento sanitário do Centro Histórico de Penedo com a estação de tratamento de esgoto. “O Comitê fez a proposição para que o município assinasse o termo de prorrogação de prazo e nós iremos nas próximas semanas fazer a licitação para a contratação do projeto. Já estamos com o Termo de Referência pronto e o mais breve possível será publicado o edital. É importante destacar que esta obra trará muitos benefícios ao rio São Francisco e, apesar de pequena, tem um grande significado para o município”, disse.

O prefeito Ronaldo Lopes destacou que a licitação está em fase final para que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco possa realizar a intervenção. “É uma obra de fundamental importância para o nosso município porque quando foram investidos recursos do pacto das cidades históricas aqui em Penedo fizeram as ruas centrais, interligaram as lojas comerciais, bancos e toda a área central que atualmente jogam os esgotos no rio São Francisco. Houve um processo de saneamento, mas no momento não chega até a estação elevatória para que ela possa levar à estação de tratamento. Com essa obra, que será executada com recursos do CBHSF, conseguiremos interligar toda a área central do comércio e centro histórico de Penedo que está com o saneamento pronto. É uma obra da maior importância porque vai fazer com que todo o centro histórico deixe de jogar os dejetos nas águas do Velho Chico e que possa dar o destino correto que é o tratamento da água”, explicou.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: Deisy Nascimento