CCR Médio São Francisco realiza visita técnica a projetos em execução

31/07/2017 - 20:49

nascente
Texto e fotos: Fernanda Sodré Soares
Entre as bacias hidrográficas do Santo Onofre e do Rio das Rãs no estado da Bahia, cercado por árvores nativas da Caatinga como barrigudas, icós, baraunas, paus ferro, licuris e umbuzeiros, está o município de Igaporã, que no seu interior tem o privilégio de abrigar os riachos de Cachoeira, Jatobá, Caldeirão e Baco Pari e as Lagoas do Onofre, Jatobá e Torta.
Mesmo com tanta diversidade hídrica, Igaporã, que em tupi-guarani significa água bela, está inserido no polígono da seca do semiárido baiano, tendo um índice pluviométrico baixo e irregular, muitas vezes insuficiente para repor de forma natural a água consumida na bacia hidrográfica.
No intuito de mitigar os efeitos negativos dos períodos de seca e da intervenção humana e animal, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) executa o Projeto de Recuperação Hidroambiental da Bacia Hidrográfica do Riacho Caldeirão, realizando intervenções socioambientais.
O projeto contempla as áreas sob influência do riacho Caldeirão que se encontram comprometidas devido a estiagem, assoreamento e devastação da flora local. A construção de pequenas barragens no leito das nascentes e em áreas próximas para retenção da umidade no subsolo, reflorestamento de áreas desmatadas, inserção de curvas de nível nas encostas para evitar erosão e assoreamento, e cercamento de áreas de preservação ambiental são algumas das obras que estão sendo executadas.
Em visita de avaliação das atividades, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, Ednaldo Campos, falou sobre o projeto. “Os projetos do CBHSF são pensados de forma democrática, visando sempre a sustentabilidade ambiental e melhor conservação e aproveitamento dos recursos hídricos. Sendo assim, o Projeto de Recuperação Hidroambiental da bacia hidrográfica do riacho Caldeirão foi constituído na expectativa de que a comunidade o adote como um bem valioso, e não apenas como uma ação do Comitê”.
Os moradores das comunidades abarcadas pelo projeto estão sendo capacitados em seminários e atividades práticas sustentáveis para que se tornem multiplicadores do ideal de preservação da bacia hidrográfica da região.

Confira as fotos do projeto