Vazão da represa de Xingó vai ficar em 1.300m³/s em abril e maio, avisa Chesf

15/04/2020 - 15:59

A vazão da represa hidroelétrica de Xingó, situada entre Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE), deverá permanecer em 1.300 metros cúbicos por segundo (1.300m³/s) durante os meses de abril e maio, conforme comunicado distribuído nesta terça-feira (14) pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

A empresa também alertou que, a depender das condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN), poderá ocorrer a necessidade de aumento de geração da UHE Xingó acima dos valores supracitados. “Neste sentido, evidencia-se fortemente a importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio”, ressaltou o comunicado da Chesf.

A manutenção da vazão da represa hidroelétrica de Xingó em 1.300m³/s ocorre em virtude da elevação da defluência média diária do reservatório de Sobradinho (BA) para a faixa de 1.600 m³/s, a partir desta quarta-feira (15), a fim de atender a diretriz de armazenamento mínimo em Itaparica de 30% do Volume Útil (VU).

Ao mesmo tempo, vai contribuir com a melhora na qualidade da água na região do Baixo São Francisco, de onde o líquido é retirado para abastecer pelo menos 12 cidades da região Agreste, além de Penedo e Piaçabuçu.

No dia 1° de abril deste ano, a vazão da represa de Xingó já havia sido alterada, passando de 550m³/s para 1.100m³/s, ou seja, o dobro. Poucos dias depois, houve um novo aumento, ficando em 1.300m³/s.

Veja aqui a carta circular SOO-014/2020 da Chesf

 

*Fonte: Correio Notícia