Vai passar! E quando passar, conheça para amar: Piranhas (AL)

24/07/2020 - 11:23

Hoje, na série ‘Vai passar! E quando passar, conheça para amar’ vamos mostrar a pequenina e muito pacata cidade histórica de Piranhas, em Alagoas, que é um tanto charmosa e com vistas encantadoras.


Assista ao vídeo sobre a cidade: 


Cravada entre serras, na Lapinha do Sertão, uma das peculiaridades do local, se vê boa parte da cidade e o Velho Chico em todo o seu esplendor.

O município soube preservar sua memória e seu patrimônio com um dos conjuntos arquitetônicos mais conservados do país, o que acabou dando ao lugar, em 2003, o título de Patrimônio Histórico Nacional, concedido pelo IPHAN.

Além disso, Piranhas entrou para a história brasileira por ter sido base do acampamento de Lampião e de sua trupe na época do cangaço. E foi ali também que o famoso cangaceiro, Maria Bonita e grande parte de seu bando foram capturados e decapitados, e tiveram suas cabeças expostas na praça da cidade.

Em Piranhas também foram rodados muitos filmes e documentários sobre cangaço e assuntos relacionados, como “Baile Perfumado”. No museu da cidade, podem ser vistas várias fotos de Lampião, inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município.

Uma grande atração turística da região é o Cânion de Xingó, formado pelo alagamento da represa de Xingó. A Usina Hidrelétrica está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros de Piranhas.

Atualmente, Piranhas é muito visitada por turistas, que se encantam com seus belos mirantes, por sua orla, seu rio formidável, as comidas e danças típicas, além de excelentes opções de passeios. Diz-se que aquele que naquelas águas se banha sempre para lá quer voltar.


Veja as fotos: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ohana Padilha
*Fotos: Edson Oliveira