Vai passar! E quando passar, conheça para amar: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

05/05/2020 - 16:22

Hoje, na série ‘Vai passar! E quando passar, conheça para amar’ vamos mostrar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Localizado nos municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, na região norte de Minas Gerais, foi criado com o objetivo de proteger e conservar a área natural dos sítios arqueológicos, proteger o ecossistema predominante, garantir os recursos hídricos e manter as belas paisagens naturais da região.


Assista ao vídeo do Parque Nacional do Peruaçu


As belezas naturais do parque foram esculpidas pelas águas e podem ser apreciadas nas rochas calcárias, que formam uma zona cárstica de grutas e cavernas.

A ação do rio Peruaçu – um rio mediterrâneo que é afluente do rio São Francisco – ao longo do tempo, resultou num conjunto de cavernas, mais de 140, repletas de sítios arqueológicos e pinturas rupestres.

Pela importância de suas pinturas rupestres, é considerado um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, com fósseis e inscrições rupestres que registram a presença de hominídeos há cerca de 11 mil anos.

A origem do nome Peruaçu remete aos índios Xacriabá, habitantes da região que faziam referência à gruta (Peru) muito grande (Açu).

Quando passar – e vai passar – conheça o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu!

Enquanto não podemos sair de casa, viaje conosco pelas lindas paisagens do Velho Chico! E lembramos: quanto mais nos cuidarmos e seguirmos as recomendações das autoridades mundiais em saúde, mais rápido poderemos conhecer e desfrutar, de forma segura e sustentável, das maravilhas que a natureza nos oferece!


Conheça mais o  parque em fotos:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins e Ohana Padilha
*Fotos: Marcelo Andrés