Última consulta pública apresenta alternativas de enquadramento da bacia hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco

21/10/2021 - 12:32

A versão preliminar das Alternativas de Enquadramento dos Corpos de Água da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto São Francisco foi apresentada e discutida com os diferentes segmentos da sociedade, em consulta pública realizada no dia 18 de outubro, de forma virtual. A consulta encerrou uma série de encontros e reuniões técnicas realizadas com o objetivo de colher contribuições sobre o “rio que queremos e o rio que podemos ter”.

As Alternativas de Enquadramento que constam no relatório preliminar foram sugeridas nas reuniões setoriais e na reunião síntese realizadas em setembro, e analisadas pela equipe técnica responsável pelos estudos. Nesses encontros, os participantes opinaram sobre os usos pretendidos e as metas atuais e futuras para a qualidade das águas nos diferentes trechos da bacia, considerando aspectos técnicos relacionados às medidas de redução das cargas de poluição usuais.

O resultado da consulta pública irá subsidiar a produção do Relatório de Proposta de Efetivação para o Enquadramento dos Corpos de Água da bacia. Este projeto também prevê a elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) do SF1 que já teve a fase de consultas públicas finalizada. As ações foram contratadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em 2020, e estão previstas para serem finalizadas em maio de 2022.

“Demos um grande passo com esse projeto. O Plano Diretor e o Enquadramento de Corpos de Água são instrumentos que permitirão ao SF1, ao órgão gestor dos recursos hídricos da bacia e demais componentes do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos gerirem de forma efetiva e sustentável os recursos hídricos superficiais e subterrâneos da bacia, de modo a garantir o uso múltiplo, racional e sustentável em benefício das gerações presentes e futuras. Vale destacar que parcerias como as desse projeto que envolveu o CBHSF, Igam [Instituto Mineiro de Gestão das Águas], o CBHSF1 e a sociedade são de grande valia para os recursos hídricos, em que todos saem ganhando”, disse o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, durante a consulta pública.

O diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca, agradeceu o apoio do CBHSF em financiar o projeto. “A elaboração deste plano consolida a efetivação de todos os Planos Diretores para as bacias hidrográficas de Minas Gerais. Para o estado é uma ação de extrema importância e não podemos deixar de agradecer o apoio do CBHSF que foi um dos grandes defensores para a elaboração desses instrumentos. Ter uma visão sensata da bacia subsidiará a tomada de decisão, com informações para as análises de questões relacionadas aos recursos hídricos da bacia”, explicou.

A versão preliminar está disponível no site www.pdrhsf1.com.br. E a população ainda pode apresentar sugestões para o Enquadramento, preenchendo o formulário disponível no link http://bit.ly/contribuicoes-r4, até a próxima sexta-feira (22 de outubro).

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Léo Boi