Território, governança e gestão das águas será tema de debate durante o II SBHSF

31/05/2018 - 10:25


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco promovem, nos dias 03 a 06 junho de 2018, o II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (II SBHSF), que tem a expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional.
Para debater sobre o tema, no dia 04 de junho (segunda – feira), às 09h45, acontecerá a mesa redonda ‘Território, Governança e Gestão das Águas’, que irá propiciar a troca de experiências e fomentar a discussão sobre a governança e gestão do território das águas da bacia do Velho Chico. O debate entre planejamento/gestão/governança demanda esforços do estado, de movimentos sociais, dos usuários de água e empresas.
A mesa terá a participação de Carlos Eduardo de Rezende da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Alan Vaz da Agência Nacional de Águas e Anivaldo de Miranda Pinto, presidente do CBHSF.
Palestrantes:
Alan Vaz Lopes é especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas e tem experiência na área de engenharia civil, com ênfase em recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, sistemas de abastecimento de água, hidrologia, gerenciamento de recursos hídricos, análise de sistemas e modelagem climática.
Anivaldo de Miranda Pinto é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é alagoano, jornalista e ambientalista. Anivaldo é Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, membro do Conselho Editorial da revista Política Democrática, editada pela Fundação Astrogildo Pereira, de Brasília (DF) e colaborador da revista Chico.
Carlos Eduardo de Rezende é professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense e atua nas áreas de Ecologia Aplicada, Manejo e Conservação Ambiental de Recursos Naturais, Oceanografia Química e Geoquímica e Biogeoquímica de Ecossistemas Aquáticos.
II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – com o tema central os “Desafios da Ciência para um novo Velho Chico”, o evento objetiva congregar cinco eixos temáticos: Governança, Qualidade e Quantidade da Água, Conservação e Recuperação Ambiental, Dimensão Social e Dimensão da Saúde na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional.
O II Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizado na Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju.

*Texto: Ohana Padilha