Rádio São Francisco: As mulheres que lutam para proteger o Velho Chico

08/03/2021 - 12:33

Mais que uma data de comemoração, o Dia Internacional da Mulher (08 de março), é marcado pela luta, reivindicações de direitos e, principalmente, por uma forma de pensar socialmente justa para todos. Ainda que a realidade esteja longe do almejado, as mulheres vêm protagonizando um cenário de empoderamento em diversas áreas. A participação nas principais lideranças está se tornando cada vez mais comum e essa luta por espaço na sociedade perpassa, também, outras importantes discussões como a defesa do meio ambiente.

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) por meio de quatro mulheres guerreiras, homenageia todas aquelas que contribuem para a preservação ambiental, conscientização social e manutenção da quantidade e qualidade das águas da bacia do São Francisco e de seus afluentes.

Sobre isso, conversamos com Vilma Martins Veloso, fundadora e presidente da Colônia de Pescadores Artesanais e Aquicultoresda Z34; Larissa Cayres, advogada e especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA);  Yvonilde Medeiros, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Rosa Cecília Santos, graduada em Ciências Biológica e com especialização em Educação Ambiental.


Ouça o podcast:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Mariana Martins e Luciano Mafra