Sobradinho, na Bahia, abre nova rodada de conferências municipais de elaboração do PMSB

31/08/2021 - 16:12

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realizou, na tarde desta segunda-feira (30), por meio da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (COBRAPE), empresa contratada pela Agência Peixe Vivo (APV), a primeira conferência municipal para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade de Sobradinho (BA).


O encontro aconteceu de modo virtual e é parte do processo que visa construir o documento de orientação para a atuação dos gestores municipais no quesito saneamento básico. “O Comitê entende que para garantir água em quantidade e de qualidade é preciso que os municípios estejam dotados desta ferramenta e por isso vem investindo e garantindo aporte financeiro para as cidades avançarem no sentido de cuidar e preservar a bacia do São Francisco”, afirmou a coordenadora técnica da APV, Paula Procópio.

A conferência municipal encerra mais uma etapa de elaboração do PMSB, concluindo a fase de diagnóstico do saneamento do município. É neste momento que a população da cidade toma conhecimento do conjunto de problemas estruturais apontados pela própria comunidade durante o processo de pesquisa e visitas feitas pela COBRAPE. Um grupo de trabalho instituído em cada cidade onde o plano está em andamento vem acompanhando todos os passos e contribuindo com a mobilização das comunidades da sede e interior dos municípios.

O documento gerado nesta etapa indica os problemas recorrentes nos eixos de abastecimento de água, drenagem de águas de chuva, esgotamento sanitário e coleta e destinação do lixo. Disponível para consulta pública, a população pode continuar contribuindo com o andamento do estudo, que agora avança mais uma etapa. O próximo passo será a construção de soluções viáveis para cada problema indicado. “Por isso é imprescindível ouvir a população. Agora iremos pensar juntos soluções para as questões apontadas”, acrescentou a coordenadora executiva do contrato, Raissa Vitareli.

Com mais de 300 páginas, o documento inerente à cidade de Sobradinho foi apresentado de forma resumida pela equipe técnica da COBRAPE para conhecimento popular. Mas o documento está disponível na íntegra no endereço https://is.gd/diagnosticosobradinho onde são descritos desde os aspectos do município até a caracterização dos sistemas. Sobradinho tem uma população estimada, em 2020, de 23 mil habitantes e faz parte da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), tendo o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita da RIDE, por abrigar a Usina Hidrelétrica de Sobradinho. Distante da capital baiana, Salvador, a 573 km, tem apenas 32 anos de fundação e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio.

“Este plano é de fundamental importância para o município de Sobradinho uma vez que, desde que foi criado, à época da construção da barragem de Sobradinho até sua emancipação política, até aqui o município não tem um plano municipal de saneamento. Por isso se faz imprescindível este estudo que mostra um relatório condizente com a realidade em todos os eixos do saneamento”, concluiu o Chefe de Gabinete de Sobradinho, Joselito Santos Macedo.

Além de Sobradinho, a conferência municipal também acontecerá nas cidades de Ourolândia, já agendada para o próximo dia 02 de setembro às 16h no endereço https://is.gd/conferenciapmsbourolandia, Umburanas, Dormentes, Campo Formoso, Afrânio e Santa Filomena, com datas ainda a serem definidas.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Emerson Leite