Obra subsidiada pelo Comitê em Pirapora, no Alto São Francisco, entra na fase final

08/06/2020 - 17:58

Após um período de paralização, causada pela pandemia do COVID-19, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF se adequou às exigências estabelecidas pelos órgãos da saúde e retomou as obras do novo Sistema de Captação de Água do município de Pirapora (MG).

A obra, subsidiada pelo Comitê com os recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco, e o projeto executivo de responsabilidade da Agência Peixe Vivo,também responsável pela administraçãodos recursos do CBHSF, terá um custo de quase R$ 3 milhões e tem previsão de ser finalizada em agosto.

A nova captação, que atenderá a população da parte alta da cidade – aproximadamente 36 mil pessoas – eo Distrito Industrial, está na fase final da obra. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE-Pirapora), que é responsável pela fiscalização da obra, neste momento os operários estão trabalhando na implementação da via de acesso aos equipamentos. “Estamos terminando de calçar e fechar o local e colocando toda a parte elétrica”, explicou o engenheiro da autarquia, Janeir Soares Barbosa.

Segundo o diretor-geral do SAAE, Esmeraldo Pereira, a tubulação foi praticamente finalizada, faltando agora a parte elétrica e a estrutura das balsas. “É um sistema todo moderno. Essa estrutura das balsas permitirá que a captação seja móvel, ocasionando a captação de água mesmo nos períodos de seca do rio. Estamos também fazendo a recomposição vegetal do local, junto com um pequeno projeto paisagístico, com várias árvores floridas, para dar um visual mais bonito”, disse o diretor.

Esmeraldo Pereira prevê que a inauguração será em meados de setembro, se não houver nenhum contratempo, principalmente por causa do COVID-19. “Agradecemos ao CBHSF, pois é uma obra de grande valor, não só pelo lado financeiro, mas na questão patrimonial, pois é algo público que beneficiará diversas famílias, quase 60% da população, mais o Distrito Industrial, então é uma obra imensa. Para o SAAE é gratificante fazer parte disso em parceria com o Comitê”, observou Esmeraldo.


Veja as fotos da obra: 


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Tiago Rodrigues e Léo Boi