Situação do Saneamento Básico é apresentada à municípios do Alto São Francisco

19/03/2021 - 19:54

Como mais uma etapa da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), a população do município mineiro de Santa Rosa da Serra, localizado na região do Alto São Francisco, foi convocada a participar da apresentação da situação do saneamento do município. A audiência pública aconteceu no dia 18 de março, de forma on-line.

A audiência pública foi realizada por integrantes da Profill, empresa contratada para elaboração do PMSB, com participação de representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Agência Peixe Vivo, Prefeitura Municipal de Santa Rosa da Serra e moradores do município.

O principal problema relacionado ao saneamento básico no município da Santa Rosa é que não há universalização do serviço, visto que a área rural não é atendida pelos serviços de saneamento como o tratamento de esgoto, não existe o serviço de coleta seletiva, o sistema de abastecimento de água não evoluiu nos últimos anos e foram constatadas contaminações nos corpos hídricos pelo lançamento irregular de esgoto.

O coordenador da CCR Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, destacou a importância do empenho do município para que o PMSB vire lei. “A intenção do CBHSF é trabalhar a água em quantidade e qualidade. Uma das ações é o investimento dos recursos da cobrança pelo uso da água na elaboração de PMSB. Ressalto a importância do empenho dos gestores do município, principalmente dos vereadores, para que o PMSB vire lei e de fato avance. Somente assim, será possível garantir recursos para ações de saneamento básico. Aproveitem o investimento do CBHSF e procurem por melhorias, pois água é vida e o saneamento básico é essencial”, disse.

Além do relatório-síntese do PMSB, o município de Santa Rosa receberá do CBHSF e da empresa responsável uma minuta de lei, a ser encaminhada para a Câmara Municipal de Vereadores com o objetivo de converter o documento em Lei Municipal de Saneamento.

Tanto o prefeito de Santa Rosa da Serra, José Humberto (MDB), como os vereadores que participaram da audiência pública disseram estar empenhados em melhorar o saneamento básico do município. “Não vamos medir esforços para fazer com que o PMSB vire lei. Vamos correr atrás dos recursos para avançarmos nas questões do saneamento básico”, afirmou o prefeito.

Além de Santa Rosa da Serra, o CBHSF elabora o PMSB de mais cinco municípios do Alto São Francisco: Bambuí, Diamantina, Japaraíba, Moeda e Martinho Campos. Os municípios também receberão audiências públicas para apresentação da situação do saneamento básico até o dia 31 de março.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Bianca Aun